Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

A credibilidade da OAB vem de sua independência e apartidarismo – a advocacia quer uma OAB apartidária

Publicado por ADVOCACIA DIGITAL
há 4 anos


A Ordem dos Advogados do Brasil chega, nesse ano, ao seu 90º aniversário. A história começou em 1930 e a credibilidade da instituição foi alcançada por suas lutas históricas em favor da democracia, dos direitos humanos, das garantias fundamentais e da promoção de uma sociedade justa e igualitária, sem discriminações.

A OAB, também, sempre esteve atenta ao correto uso dos recursos públicos, apoiando as ações de combate à corrupção, combatendo o nepotismo no serviço público, defendendo a transparência das informações da gestão administrativa, o fim do financiamento empresarial de campanhas políticas, enfim, os princípios constitucionais da moralidade, da publicidade, da legalidade, da eficiência e da impessoalidade.

Reconhecida pelos cidadãos como uma das organizações da sociedade civil mais confiáveis, conforme pesquisas do Datafolha, em 2015, e da Associação dos Magistrados Brasileiros, em 2019, a OAB é conhecida como porta-voz da cidadania.

Mas esse título tem ligação direta com a independência e o apartidarismo da instituição, o que deve ser preservado com rigorosa observância por todos os que a dirigem.

A OAB é uma federação de Ordens Seccionais. Seu Conselho Federal é formado a partir dos Conselhos Seccionais e por isso a sintonia das ações federais deve levar em conta a fidelidade com os desejos da base.

Atualmente, a base pede reformas no sistema eleitoral da OAB, reclamando eleições diretas para a presidência nacional.

Da mesma forma, a base da advocacia sempre defendeu a absoluta independência de seu órgão de classe, em respeito aos históricos posicionamentos da instituição. A OAB não pode servir a nenhum interesse pessoal ou político-partidário. A missão institucional da OAB, de acordo com o artigo 44, da Lei 8.906/94 é defender a Constituição, a ordem jurídica do Estado Democrático de Direito, os direitos humanos, a justiça social, e pugnar pela boa aplicação das leis, pela rápida administração da justiça e pelo aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas. Para ter legitimidade nessa defesa, só mesmo com absoluta independência nas suas ações, por meio de seus dirigentes, de quem se espera a defesa intransigente do estado democrático de direito, sem olvidar também das pautas de fortalecimento da advocacia, como forma de assegurar o direito de defesa da sociedade contra as injustiças e arbitrariedades.

Como já dizia o ex-presidente da OAB, Cláudio Lamachia: “Nosso partido é o Brasil. Nossa ideologia, a Constituição.” É nessa trilha que caminha a OAB-PR.

(Por: Cássio Lisandro Telles – Presidente da OAB-PR /Fonte: OAB-PR)

................................................................................................

🌐 Conheça nosso ➡️ INSTAGRAM e FACEBOOK ⬅️

📰 Veja também:

✔️ Revisão da Vida Toda - PBC - Material Completo Atualizado

✔️ Tese Restituição do ICMS da Fatura de Energia Elétrica 2020

✔️ Mega Combo de Petições 2020 mais de 4.000 modelos de ALTO VALOR testadas e aprovadas, e o melhor: verdadeiramente atualizadas!

  • Sobre o autorADVOCACIA DIGITAL - O FUTURO COMEÇA AGORA
  • Publicações1203
  • Seguidores1222
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações942
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/a-credibilidade-da-oab-vem-de-sua-independencia-e-apartidarismo-a-advocacia-quer-uma-oab-apartidaria/912304287

Informações relacionadas

Pensador Jurídico, Advogado
Modeloshá 4 anos

[Modelo] Carta de Advertência

A Polícia Militar e a utilização de munição de elastômero

O mundo sem polícia

11 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Infelizmente, graças ao abutre chamado Felipe Santa Cruz está colocando uma incrível história de lutas e conquistas da OAB num poço de esgotos e indivíduos peçonhentos fazendo a instituição perder toda credibilidade e confiança não somente da classe advocaticia quanto da população! continuar lendo

Num país em que tem governador que foi presidente de OAB/DF e advogou pra um monte de politico durante sua gestão, é hilário falar em apartidarismo. Os advogados e a OAB infelizmente tem um partido, o da corrupção e do dinheiro fácil, da manipulação e da troca de favores. Eu como advogado, já tentei participar da OAB e contribuir com a nossa classe, mas a OAB não quer ideias novas ou críticas construtivas, só poder e dinheiro.

Sou advogado atuante, mas tirando algumas exceções, as OABs não me representam. continuar lendo

Sindicalistas de terno. continuar lendo

"Como já dizia o ex-presidente da OAB, Cláudio Lamachia: “Nosso partido é o Brasil."

Esse sujeito usou lema de campanha do atual e vem falar de apartidarismo, a administração anterior se calou dos abusos contra prerrogativas dos advogados para defender uma operação com fins políticos continuar lendo