Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024

5 motivos para fazer Direito e a importância de cursar esta graduação

Publicado por ADVOCACIA DIGITAL
há 4 anos

Você já se perguntou por que fazer Direito? Encontrar o curso ideal para a graduação é uma tarefa difícil, mas essa área costuma ser uma opção interessante, devido às vantagens que oferece para a vida profissional e, até mesmo, pessoal dos estudantes.

O Direito conta com uma área de atuação bastante ampla, o que costuma ser um atrativo diante da flexibilidade que proporciona. Porém, é importante entender quais são os benefícios ofertados e como funciona o curso para definir se essa é realmente a melhor opção para o seu caso.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo com 5 motivos para fazer Direito e as principais informações sobre essa graduação. Confira.

Como é o curso de Direito?

Antes de saber por que fazer Direito, é importante compreender como é o curso. Ele é composto por disciplinas teóricas e práticas que abordam sociologia, filosofia, normas legais e estágios obrigatórios, para que o estudante tenha contato com os principais pontos necessários para o desenvolvimento de uma carreira jurídica de sucesso.

Veja algumas disciplinas presentes na grade curricular:

  • Economia;
  • Ciência Política e Teoria Geral do Estado;
  • Psicologia Forense;
  • Teoria Geral do Processo;
  • Direito Material e Processual (Civil, Penal, Trabalhista, Tributário etc.);
  • Prática Jurídica.

A duração é de 5 anos (10 semestres) e o estudante recebe o título de bacharel em Direito em sua formatura. Quem deseja advogar precisa prestar o exame da OAB e conseguir a aprovação.

Quais os 5 motivos para cursar Direito?

Mesmo compreendendo como funciona o curso, muitas pessoas se perguntam por que fazer Direito. A verdade é que essa graduação oferece oportunidades profissionais e pessoais importantes mesmo para quem não deseja atuar na área. A seguir, explicamos 5 motivos para isso.

1. Diversas opções de carreira

A primeira vantagem do curso de Direito é a diversidade de carreiras que a área proporciona. Apesar de a advocacia ser a mais comum quando se fala sobre o curso, ele também abre portas para concursos públicos, como:

  • Promotor de Justiça;
  • Juiz de Direito;
  • Defensor Público;
  • Delegado da Polícia Civil ou Federal;
  • Analista nos Tribunais;
  • Procurador em órgãos públicos.

Além disso, também existem oportunidades de emprego em tabelionatos, empresas e outras carreiras importantes, tanto de forma autônoma quanto por meio de concurso ou contrato de trabalho pelo regime da CLT. Quem gosta de ensinar também pode investir na carreira acadêmica, lecionando em universidades e investindo em pós-graduação, mestrado e doutorado.

2. O curso tem relação com diversas profissões

Grande parte dos cursos contam com matérias relacionadas à legislação. Isso acontece porque seguir as leis é essencial para a regularidade da atuação em qualquer profissão. Por isso, o Direito garante conhecimentos usados em áreas que vão além das carreiras já citadas.

Quem deseja administrar uma empresa, por exemplo, terá conhecimentos importantes sobre Direito Trabalhista, Tributário, Societário e do Consumidor, que trarão impactos à gestão. Porém, isso se aplica a outras profissões e cursos, como Odontologia, Medicina, Ciências Contábeis, Publicidade e Propaganda, Engenharias etc.

Assim, o curso de Direito pode ser feito por quem deseja atuar em uma sociedade em que esses conhecimentos se tornam úteis ou, até mesmo, por aqueles que já têm uma profissão e querem ampliar os seus aprendizados.

3. Você conhece melhor os seus direitos

Conhecimento nunca é demais e, infelizmente, quando não sabemos quais são os nossos direitos, podemos sofrer alguns prejuízos. Entender o que diz a lei e quais são as garantias previstas ajuda a lidar com os problemas possíveis de surgir no dia a dia.

Em um emprego, conhecer todos os seus direitos é importante para não ser passado para trás. Conhecer as normas sobre os tributos ajuda a evitar erros que podem fazer com que você caia na malha fina e tenha prejuízos financeiros, por exemplo. O conhecimento também contribui em outras situações, como:

  • negociação de imóveis;
  • inventário e partilha de bens;
  • problemas na compra de produtos ou serviços;
  • leitura e interpretação de contratos.

4. É possível compreender melhor a sociedade

As discussões sobre política e leis são comuns na sociedade. Contudo, muitas vezes, as pessoas não têm conhecimento sobre os motivos para determinadas regras existirem ou as limitações previstas que impedem a implementação de algumas medidas.

Ao fazer Direito, você entenderá a estrutura do Estado, das normas do país e os impactos dos movimentos sociais nas leis, para compreender por que elas surgiram e qual a sua importância.

5. Existem vários ramos de atuação

Mesmo dentro de uma carreira, o Direito oferece diferentes ramos de atuação. Um advogado pode desempenhar um papel fundamental na área trabalhista, previdenciária, criminal, além de várias outras opções. O trabalho de juízes e promotores, por exemplo, envolve diferentes ramos, dependendo das características da comarca.

Isso é importante porque, muitas vezes, existem determinadas áreas que não atraem os estudantes. No entanto, com um bom planejamento de carreira, você pode focar a atuação nos assuntos com que tem maior afinidade ou dos quais gosta mais.

Como está o mercado de trabalho?

Uma preocupação comum ao decidir qual curso fazer é entender como está o mercado de trabalho. Apesar de o curso de Direito formar diversos profissionais todos os anos, com tantas opções de carreiras e as situações que exigem a intervenção de um advogado, sempre há demanda para os especialistas da área.

Assim, mesmo com as variações naturais em todas as profissões, o profissional formado em Direito se depara com diversas oportunidades de trabalho, o que proporciona grandes chances de desenvolver uma carreira de sucesso.

Qual o perfil do estudante de Direito?

Não existe um perfil ideal para o estudante de Direito, já que o curso oferece áreas bastante diferentes para a atuação. Porém, algumas habilidades se tornam importantes para um melhor desempenho na graduação e no desenvolvimento da carreira. São elas:

  • gostar de ler;
  • ter uma boa escrita;
  • desenvolver a capacidade argumentativa;
  • trabalhar a inteligência emocional;
  • comunicar-se de forma certeira;
  • ter o poder de convencimento e persuasão;
  • saber lidar com conflitos.

O mais importante é que você pode desenvolvê-las no decorrer do curso. Então, o perfil do estudante de Direito não deve ser considerado isoladamente na hora de definir a área: o ideal é que você tenha afinidade com o que será abordado no curso e as oportunidades de atuação.

Agora que você já sabe por que fazer Direito e quais são as opções que esse curso proporciona para a sua vida profissional, não se esqueça de procurar uma faculdade de confiança, como no curso de Direito da ESEG. A qualidade é fundamental para que você desenvolva uma carreira de sucesso.

Gostou deste post? Se você busca uma instituição de confiança para estudar Direito, entre em contato conosco e invista no seu futuro.

(Fonte: blog.eseg.edu.br)


🌐 Conheça nosso ➡️ INSTAGRAM e FACEBOOK ⬅️

📰 Leia também:

🎯 Pacote Completo de Petições 2023 + Pacote de Petições Trabalhistas + Jurisprudência Atualizada!

🏅 Curso de Direito Imobiliário voltado para Ações Locatícias

💰 Petições de Trânsito 2022, + de 2.000 mil modelo de recursos e petições de trânsito, completo e de fácil edição!

  • Sobre o autorADVOCACIA DIGITAL - O FUTURO COMEÇA AGORA
  • Publicações1203
  • Seguidores1221
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações13207
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/5-motivos-para-fazer-direito-e-a-importancia-de-cursar-esta-graduacao/890521475

Informações relacionadas

Posocco Advogados Associados, Advogado
Notíciashá 6 anos

Porque eu escolhi ser advogado

Leidyane Gomes , Advogado
Artigoshá 6 anos

6 vantagens e desvantagens de ser advogado associado

Rafael Francatto Assunção, Escrevente
Artigoshá 7 anos

3 aspectos negativos para quem quer viver da Advocacia

Ester Valentim, Estudante de Direito
Artigoshá 3 anos

As 08 perguntas mais feitas em entrevista de estágio de Direito e suas melhores respostas

Alexis Gabriel Madrigal, Gestor Público
Artigoshá 7 anos

A história do Direito como disciplina fundamental

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)