Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024

Estudante cego que luta contra câncer se forma em direito: ‘Sonho que se torna realidade’

Publicado por ADVOCACIA DIGITAL
há 4 anos


Prestes a se formar em direito, o deficiente visual João Cláudio Lopes da Silva, de 27 anos, comemora a conquista da tão sonhada graduação, em Goiânia. Por ser totalmente cego, ele enfrenta desafios diários para se locomover, acompanhar as aulas, estudar e fazer as provas da faculdade. Além disso, o estudante luta contra um tumor cerebral há 12 anos.

Foi o câncer, inclusive, que provocou a cegueira nos dois olhos de João Cláudio, em 2008. Ao longo do tratamento, o estudante já passou por oito cirurgias e mais de 30 sessões de radioterapia. Com tantos obstáculos, João Cláudio considera que a formatura no curso superior é uma “superação”.

“Devido à deficiência, gasto mais tempo para estudar e preciso fazer um esforço maior, e o curso é pesado. Teve muito esforço, muitas pedras no caminho, muita luta. É um sonho que se torna realidade”, diz.


No fim do ano passado, João Cláudio recebeu a notícia de que o tumor cerebral, que havia sido curado em 2014, retornou. Agora, ele se prepara para passar pela nona cirurgia.

“Preciso fazer uma cirurgia intracraniana, que é bem invasiva, mas estou aguardando passar a minha colação de grau, em fevereiro, e a prova da OAB, no dia 5 de abril”, explica.


João Cláudio grava as aulas no celular para estudar por meio dos áudios, em Goiânia, Goiás — Foto: Angelita Magna/Arquivo pessoal


Rede de apoio

Animado pela formatura, marcada para esta segunda-feira (10), João Cláudio sonha em conseguir um emprego na área. Devido à sua dedicação ao longo da faculdade, o aluno chegou a ganhar uma bolsa de pós-graduação de um de seus professores, o coordenador do programa de acessibilidade do curso de direito da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), Frederico Alves.

“Não chegaria até aqui sem o apoio desse professor. Algumas vezes pensei em desistir, mas ele sempre me apoiou e me incentivou”, diz.

Por sua vez, Frederico Alves conta que se sente grato por poder auxiliar na conquista de João Cláudio. “Me sinto muito satisfeito de poder ajudá-lo, é muito gratificante”, afirma.


João Cláudio e o professor Frederico Alves na aprovação do TCC do estudante, em Goiânia, Goiás — Foto: Angelita Magna/Arquivo pessoal


Segundo o estudante, outra pessoa fundamental em sua trajetória é a esposa Angelita Magna Braga e Silva, de 41 anos. O casal se conheceu na faculdade há quatro anos.

“Ela trabalha na faculdade e lia as provas para mim no início. Fomos nos conhecendo e começamos a namorar. Há três anos nos casamos. Depois que nos aproximamos, ela deixou de ler as provas para mim. Até brinco que perdi a leitora, mas ganhei uma esposa”, comenta.

Uma das maiores incentivadores de João Cláudio, Angelita conta que o marido supera todas as limitações.

“Fico encantada pela independência dele. O João tem as limitações, mas ele supera tudo. Nós, por exemplo, temos como ler, ele não. Ele estuda tudo por gravações, se dedica muito, nunca desistiu, mesmo com todas as dificuldades”, diz a esposa.


Angelita e o marido João Cláudio, que se forma em direito, em Goiânia, Goiás — Foto: Reprodução/Arquivo pessoal


Cão-guia e óculos inteligente

Segundo Angelita, o sonho de João Cláudio é conseguir um cão-guia para ajudá-lo a se locomover com mais facilidade. “Ele quer muito conseguir um cão-guia, mas a fila é muito grande. Disseram que tem duas mil pessoas na frente dele, sendo que só disponibilizam cinco cães-guia por ano”, afirma.

Além disso, o estudante também tenta conseguir na Justiça o direito a receber um óculos inteligente.

“Esse óculos escaneia as páginas dos livros e lê para ele, fala as cores de roupas que as pessoas estão vestindo, lê placas, ajuda demais. Ingressamos com a ação há um ano, mas foi negada. Agora, entramos com o recurso”, relata Angelita.

(Por Lis Lopes, G1 GO / Fonte: g1.globo.com)

..................................................................................................

🌐 Conheça nosso ➡️ INSTAGRAM e FACEBOOK ⬅️

📰 Veja também:

✔️ O melhor Curso Online de Processo Civil 2020 com a melhor banca de processualistas do País.

✔️ Petições Imobiliárias 2020 - Um acervo completo de Petições envolvendo Direito Imobiliário + 4 Combos Exclusivos - Usucapião, Possessórias, Contratos, Escrituras

✔️ O Fantástico KIT com 30 MIL Modelos de Petições contém 78 pastas, divida por assunto e matéria, onde vai desde Petições Iniciais até Recursos...

  • Sobre o autorADVOCACIA DIGITAL - O FUTURO COMEÇA AGORA
  • Publicações1203
  • Seguidores1222
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1320
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/estudante-cego-que-luta-contra-cancer-se-forma-em-direito-sonho-que-se-torna-realidade/808324509

6 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Nossa Senhora!
Que história fantástica!
Que exemplo de superação do João Cláudio.
Meu Deus, como o és bom, colocou na vida dele, um verdadeiro mestre e uma esposa sábia e dedicada.
As outras coisas virão, eu tenho certeza que sim.
Essa história nos emociona e prova que nada é impossível para aquele que se esforça e persevera.
Um grande abraço ao João Cláudi, esposa e mestres. continuar lendo

Importante demonstração de força de vontade! Parabéns João Cláudio! continuar lendo

Muito bom! Isso é valorizar a vida, tinha tudo para desistir, mas, preferiu seguir em frente, vai sair totalmente vitorioso desta grande escola que é a vida. Acorda Brasil... continuar lendo

Exemplo de VIDA.

Nos faz repensar nossos infortúnios, se são tão ruins assim....!

Parabéns ao Professor Frederico Alves(PUC/GO), também! continuar lendo