Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024

Rapper e juiz criam projeto social para empregar jovens abrigados

Publicado por ADVOCACIA DIGITAL
há 4 anos


O projeto Trampo justo busca promover a inclusão de jovens que vivem em situação de acolhimento no mercado de trabalho, preparando-os para entrevistas de emprego e o ambiente empresarial.

O projeto é uma iniciativa do Tribunal de Justiça de São Paulo, em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), e é encabeçado pelo juiz titular da Vara da Infância e Juventude de Guarulhos, Iberê de Castro Dias, e o rapper Dexter, do grupo 509-E.

Muitos dos jovens que estão em abrigos precisam lidar com a pressão de ter que deixar o espaço ao completar a maioridade. Assim, a inclusão no mercado de trabalho se mostra fundamental para que consigam se manter na sociedade sozinhos.

A iniciativa atua para entender e acessar os jovens que tendem a demostrar muita dificuldade em aceitar conselhos e orientações.

Mesmo trabalhando com jovens em situação de acolhimento, durante uma entrevista o juiz Iberê reconheceu que os jovens podem não se identificar com ele, dificultando que se envolvam com o projeto.

“É inevitável que eles olhem para mim e digam: ‘Pô, para você é fácil vir aqui me falar para trabalhar. Você é homem, branco, da classe média alta paulistana, estudou em bons colégios e tal. E eles têm razão, por mais que você tente fazer um exercício de empatia, nunca vai ser a mesma coisa do que ter nascido e crescido naquela situação.”

Com base nesta realidade, a participação do rapper Dexter se torna fundamental. Ele foi criado na favela do Calux, localizada na cidade de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo. Passou 12 anos preso, e enquanto esteve no Carandiru lançou o primeiro disco do grupo 509-E.

O seu encontro com a música mostrou a importância de ajudar os outros. Assim, ao deixar o presídio em 2013, começou a se envolver com diferentes projetos sociais, incluindo um que acontece dentro de penitenciárias.

A trajetória de Dexter serve de inspiração para os jovens em situação de acolhimento, e a parceria entre o rapper e o juiz vem rendendo bons resultados, como o prêmio Innovare. Eles venceram na categoria ‘Tribuna’.

O projeto iniciou as atividades no início de 2019, e 30 jovens que participaram dele já foram empregados, de acordo com nota do Tribunal de Justiça de São Paulo.

(Por: Mariana Lima / Fonte: Revista TRIP)

..................................................................................................

🌐 Conheça nosso ➡️ INSTAGRAM e FACEBOOK ⬅️

📰 Veja também:

✔️ Conheça a tese da Revisão da Vida Toda (Vida Inteira ou Inclusão de Todos os Salários de Contribuição) – Da teoria à prática

✔️ Petições Imobiliárias 2020 - Um acervo completo de Petições envolvendo Direito Imobiliário + 4 Combos Exclusivos - Usucapião, Possessórias, Contratos, Escrituras

✔️ O Fantástico KIT com 30 MIL Modelos de Petições contém 78 pastas, divida por assunto e matéria, onde vai desde Petições Iniciais até Recursos...

  • Sobre o autorADVOCACIA DIGITAL - O FUTURO COMEÇA AGORA
  • Publicações1203
  • Seguidores1222
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1259
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/rapper-e-juiz-criam-projeto-social-para-empregar-jovens-abrigados/797080726

Informações relacionadas

Questões Inteligentes, Administrador
Notíciashá 8 anos

Concurseiro: desistir, jamais! Esse é um dos mantras de Moisés, que conta a sua história

Notíciashá 10 anos

Projetos sociais de magistrados aproximam a Justiça da sociedade

3 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Excelente iniciativa. Parabéns!

Duas realidades totalmente diferentes, mas com algo em comum: ajudar o próximo.

Sucesso, Guerreiros! continuar lendo

Oitavo anjo manda demais! continuar lendo

Parabéns aos iniciadores do projeto e por tudo que ele representa para os seus envolvidos. Forma de caridade em um olhar de bondade que muito agrada os justos. continuar lendo