Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

5 Dicas para melhorar suas petições

Publicado por ADVOCACIA DIGITAL
há 4 anos


Veja aqui como os advogados podem aumentar a qualidade das suas petições:

1) Revise suas peças: saiba que um profissional capaz de revisar as peças mais de duas vezes, consegue enxergar falhas que até então estavam ocultas.

Além disso, é importante estar atento quanto aos documentos que serão inclusos na peça. Eles já estão em poder do advogado? O cliente ainda precisa localizá-los?

Similarmente, a revisão da peça deve atentar para as custas que devem ser pagas. A guia jamais pode ser encaminhada com pouco tempo de prazo, pois o cliente pode não estar preparado para o pagamento.

Muitas guias possuem um valor alto, por isso o cliente precisa estar organizado financeiramente para o pagamento.

O momento da revisão da petição deve ser o momento que essas questões devem estar prontas ou que devem ser resolvidas. Como o prazo normalmente já está esgotando, é preciso que a revisão seja minuciosa, para que o trabalho do advogado não seja comprometido.

2) Só escreva os termos que você realmente sabe o significado.

O advogado que escreve termos que não compreende é muito mal visto. Assim, evite usar palavras ou escrever frases sem saber o que realmente são.

O Poder Judiciário é um ambiente com figuras de autoridade, por isso os advogados tendem a ser formais. Acontece que nessa ânsia, muitos escrevem palavras de difícil compreensão. Não bastasse isso, muitos deles também não entendem o que está escrito.

Os julgadores, por sua vez, não possuem tempo para entender o que cada peça está querendo passar, por isso evite usar um termo que ficará fora de contexto ou que seja complexo demais.

3) Estabeleça uma rotina de prazos em que as suas petições não tenham que ser elaboradas no último dia.

Preze pelo tempo que você possui para elaborar uma peça. Não faça tudo de última hora, petições de última hora geralmente descumprirão todas as dicas que estamos dando aqui. Além disso, as petições feitas no último dia do prazo tendem a não contar com todo o conhecimento técnico da pessoa que está elaborando a petição. São petições que carecerão das melhores argumentações técnicas e que, muito provavelmente não explorarão com exatidão o rol de documentos que será juntado.

4) Evite usar muito latim.

O uso excessivo do latim pode confundir e ser cansativo para quem precisa apreciar uma petição. Fora isso, muitas pessoas não sabem a tradução do termo e acabam usando de forma equivocada.

Embora o latim faça parte da cultura dos advogados, é preciso saber incluir as frases dentro de um contexto. Usar os termos somente “por usar” acaba banalizando a petição, pois é preciso um conhecimento técnico aprofundado para a aplicação das expressões. Se for usar um termo estrangeiro, saiba a tradução, o contexto, como aplicar e tenha o conhecimento para tanto.

A Publicações Online pode te ajudar com suas intimações, acesse.

5) Seja objetivo.

O advogado que escreve demais pode passar a ideia de ser prolixo. Ser objetivo não quer dizer falta de conhecimento. Na verdade, pelo contrário, reflete o alto grau de desempenho do profissional que, com poucas palavras, transparece o que precisa.

Isso acontece porque muitos advogados escrevem demais para tentar apresentar o máximo de exatidão possível. Esquecem que o fato de escrever uma petição curta, mas com todos os pedidos bem fundamentados, com decisões e doutrina amparando-os, basta para o convencimento do juízo.

..................................................................................................

🌐 Conheça nosso ➡️ INSTAGRAM e FACEBOOK ⬅️

📰 Veja também:

✔️ Guia Carro Livre de Imposto - Aprenda na Prática como comprar Carro Zero KM com até 30% de Desconto

✔️ Petições de Trânsito 2019 - O melhor custo benefício em Petições de Trânsito do Mercado + 4 Bônus Exclusivos

✔️ O Fantástico KIT com 30 MIL Modelos de Petições contém 78 pastas, divida por assunto e matéria, onde vai desde Petições Iniciais até Recursos...

  • Sobre o autorADVOCACIA DIGITAL - O FUTURO COMEÇA AGORA
  • Publicações1203
  • Seguidores1223
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações556
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/5-dicas-para-melhorar-suas-peticoes/792265776

Informações relacionadas

Paula Argolo
Artigoshá 8 anos

Para se inspirar: conheça o perfil dos 10 advogados mais poderosos do Brasil

Petição Inicial - TRF3 - Ação Crimes de "Lavagem" ou Ocultação de Bens, Direitos ou Valores - Habeas Corpus (Criminal) - contra Polícia Federal - Sr/Pf/Sp, Subseção Judiciária de São Paulo/Sp - 6ª Vara Federal Criminal e Ministério Público Federal

Canal Ciências Criminais, Estudante de Direito
Artigoshá 5 anos

5 dicas para melhorar ainda mais as suas petições

Viusmar S. Lima, Advogado
Artigoshá 6 anos

Como melhorar a petição inicial e aumentar suas expectativas

Como usar doutrina e jurisprudência na peça processual?

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)