jusbrasil.com.br
20 de Outubro de 2019

10 dicas cientificamente comprovadas para melhorar seus estudos

ADVOGADO DIGITAL
Publicado por ADVOGADO DIGITAL
mês passado


Muitos têm a distorcida visão de que se dedicarem mais aos estudos irão aprender mais. Porém, não é bem assim: pesquisas já comprovaram que estudar em excesso é prejudicial tanto para sua saúde quanto para o aprendizado.

Então, surge a dúvida: como estudar menos, porém com mais eficiência? A ciência responde essa questão em 10 dicas que trouxemos hoje para vocês.

Venha conferir!

  1. Estudar antes de dormir

Vários estudos comprovaram a eficácia de estudar antes de dormir. Isso porque enquanto você dorme seu cérebro trabalha e as informações que você absorveu serão mais bem fixadas. Contudo, não confunda estudar antes de dormir com estudar com sono. É fundamental ter uma boa noite de descanso, por isso estude e deite-se quando estiver suficientemente sonolento.

  1. Revisar pouco após estudar

A revisão de um conteúdo deve ser feita nas primeiras 24 horas após o estudo e refeita periodicamente. Isso porque nosso cérebro possui o que é chamado de curva do esquecimento: um declínio na quantidade de informações que permanecem guardadas depois de adquiridas.

  1. Ensine

É comprovada a eficácia de ensinar no processo de aprendizagem. O motivo é que, ao ensinar, o estudante tenda a pensar mais e de forma mais aprofundada sobre o assunto a fim de explicá-lo da melhor forma possível.

Portanto, sempre que puder ajude alguém, explicando um assunto que você conhece. Você verá que ficará muito mais fácil entender e aprender.

  1. Não leia

Quanto tempo você não gasta lendo e relendo tudo que pode para tentar absorver informações? Pesquisas mostraram que reler dá apenas uma falsa impressão de conhecimento. Por isso, é importante trazer as informações à tona sem o auxílio de materiais. Desse modo, pense e relembre tudo o que você já aprendeu.

Outra forma bacana é pegar papel e caneta e escrever tudo o que você compreendeu com os estudos. Fazendo isso você não apenas está relembrando o conteúdo, como também está mudando a forma com que aquelas informações são armazenadas no seu cérebro.

  1. Metacognição

A metacognição é a simples atividade de analisar seu próprio conhecimento. Você exerce a metacognição quando, intencionalmente, planeja, observa e avalia seus processos e desempenhos. Essa atividade ajuda a entender os pontos fracos e fortes que possuímos quando o assunto é estudar. Com isso é possível traçar um melhor método de aprendizagem.

  1. Exercite-se

Não é novidade que a prática de exercícios físicos traz diversos benefícios à saúde. E, entre tais benefícios, encontra-se a capacidade de estudar efetivamente. Isso ocorre porque, ao exercitar-se, a química do seu cérebro produz substâncias que melhoram sua concentração e a capacidade de adquirir informações com facilidade.

  1. Teste você mesmo

Ao testar suas habilidades, você se força a relembrar e, como já dito, isso ajuda muito mais em seus estudos que reler um texto a fim de memorizá-lo. Além disso, o teste traz confiança e alivia a ansiedade antes da prova, melhorando o desempenho.

  1. Faça pausas

Se você estiver cansado de passar horas consecutivas estudando, aqui vai uma ótima notícia: você deve parar. Fazer uma pausa a cada hora de estudo ajuda na memorização dos conteúdos, bem como contribui para aumentar o foco em uma atividade sem perder a concentração.

  1. Varie o conteúdo

Estudos comprovam que manter toda a sua atenção em apenas um conteúdo durante um longo período é prejudicial. Então, estude diferentes assuntos que possuam temas em comum. Isso ajudará seu cérebro a organizar melhor as informações.

  1. Não tente ser multitarefa

Essencialmente, o ser humano não é multitarefa. Nosso cérebro precisa de concentração em apenas uma atividade para exercê-la com excelência. Desse modo, tentar fazer várias coisas simultaneamente aumenta seu tempo de estudo e, em última análise, pode prejudicar suas notas.

(Por: Nathalia Portugal / Fonte: Catho)

..................................................................................................

🌐 Conheça nosso ➡️ INSTAGRAM e FACEBOOK ⬅️

📰 Veja também:

✔️ Banco de Petições + 20 mil modelos de petições jurídicas, atualizadas, prontas e editáveis em word

✔️ Cronograma 30 Dias para Aprovação na OAB - O melhor custo benefício em Planejamento de Estudo do Mercado

✔️ Petições de Trânsito 2019 - O melhor custo benefício em Petições de Trânsito do Mercado + 4 Bônus Exclusivos

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Olá Nathalia Portugal, gostei do seu artigo. Algumas coisas já fazia sem de fato saber que era bom. Obrigado e forte abraço. continuar lendo