jusbrasil.com.br
20 de Outubro de 2019

Dicas Práticas de como se comportar em uma Audiência

ADVOGADO DIGITAL
Publicado por ADVOGADO DIGITAL
mês passado


Um dos maiores desafios para os jovens advogados é saber se comportar em sua primeira audiência. Esse momento pode ser um pouco intimidador para os recém-formados, já que uma boa atuação pode ser crucial para o sucesso daquele caso.

Para saber como atuar em uma audiência é preciso compreender as particularidades de cada situação, mas, também, estar por dentro das regras de postura e costumes desses momentos.

Se portar adequadamente em uma audiência é uma prática que pode ser facilmente dominada com alguma experiência, mas hoje vamos te ajudar a entender melhor esse processo de uma vez por todas.

Confira dicas práticas que vão transformar sua atuação!

RESPEITE A POSTURA ADEQUADA

Os ritos do Direito são acompanhados por regras para agir de forma apropriada. Por isso, a atuação em audiências exige que você se familiarize com os costumes e postura adequados.

CUIDADO COM A LINGUAGEM

Durante uma audiência é essencial cuidar da linguagem empregada. Isso não quer dizer que é necessário utilizar termos prolixos ou demasiadamente elaborados, mas é preciso manter o padrão culto da língua. A orientação vale para todos os envolvidos na situação, portanto é recomendável repassá-la aos clientes.

ATENÇÃO AOS TRAJES

A escolha das roupas também é uma decisão importante quando se trata de uma audiência. Os trajes devem ser sóbrios e adequados ao momento, dando preferência para ternos ou outras vestimentas formais.

COMPREENDA O TIPO DA AUDIÊNCIA

Para saber como atuar em uma audiência é preciso conhecer as suas variáveis. Existem diversos tipos de audiências e é preciso saber como se preparar para cada uma delas. Veja alguns exemplos:

JUSTIFICAÇÃO

A audiência de justificação tem como objetivo a solicitação de maior segurança na concessão de medida cautelar. Nesses casos, a função do advogado é garantir a participação da parte que defende.

CONCILIAÇÃO OU MEDIAÇÃO

O objetivo de uma audiência de conciliação é fazer com que as partes encontrem um acordo amigável, sob a orientação de um juiz. Nessa situação, o caso pode ser encerrado de forma rápida e amigável.

Caso o autor da ação não compareça, ele terá a oportunidade de se justificar ou remarcar a audiência. No entanto se o faltante for o réu, e ele não apresentar uma forte justificativa para a ausência, o juiz pode considerar que a falta corresponde a uma confissão do que é alegado pelo autor.

INSTRUÇÃO E JULGAMENTO

Em uma audiência de instrução e julgamento o juiz ouve os argumentos de todas as partes do processo. Nesse momento, o objetivo é tomar uma decisão definitiva, por isso os envolvidos podem se expressar livremente e o juiz pode interferir quando achar necessário.

As testemunhas também podem participar dessa audiência, o que pode ajudar a resolver o caso bem mais rapidamente do que em um julgamento convencional. Nesse momento, o advogado deve participar ativamente dos discursos e, por isso, precisa se preparar para a audiência. É importante que ele esteja familiarizado com todas as nuances do caso e que também prepare o cliente para se defender na audiência.

Com essas orientações será mais fácil saber como atuar em uma audiência. Independentemente do mérito, é fundamental estar bem preparado e compreender as atitudes mais adequadas para cada situação.

Em suas primeiras experiências, muitos jovens advogados podem acabar enfrentando situações um pouco desconfortáveis, você já presenciou algo do tipo? Compartilhe conosco nos comentários!

(Fonte: Unilaw)

..................................................................................................

🌐 Conheça nosso ➡️ INSTAGRAM e FACEBOOK ⬅️

📰 Veja também:

✔️ Banco de Petições + 20 mil modelos de petições jurídicas, atualizadas, prontas e editáveis em word

✔️ Cronograma 30 Dias para Aprovação na OAB - O melhor custo benefício em Planejamento de Estudo do Mercado

✔️ Petições de Trânsito 2019 - O melhor custo benefício em Petições de Trânsito do Mercado + 4 Bônus Exclusivos

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)