Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Dicas de leitura: confira 5 livros que todo advogado (e estudante de direito) deveria ler

Publicado por ADVOCACIA DIGITAL
há 5 anos


A leitura é algo que faz parte da vida de todo advogado, já que Leis, direitos e deveres estão sempre em constante mudanças, cabendo assim, a esse profissional, estar sempre atualizado com os temas associados à advocacia.

Há muita literatura de valor nesse sentido, seja com clássicos, best-sellers, em formato de prosa ou até mesmo aqueles livros de teatro, a grande verdade é que os advogados autônomos ou não, precisam fazer da leitura uma rotina agradável, para a expansão de maiores conhecimentos.

Há em uma grande lista de livros para advogados, uma seleção de pelo menos, 5 literaturas capazes de fornecer um grande aprendizado ao profissional de Direito.

Conheça agora um pouco mais de 5 obras-primas literárias que o auxiliarão em sua carreira como advogado!

1- O Sol é para todos

Esse com certeza é um dos melhores romances da área legal. E foi escolhido por ter recebido 46% de votos, realizado por uma pesquisa feita pela Robert Half com os profissionais de Direito. Portanto, é uma indicação dos próprios mestres da área e por isso, merece atenção e engajamento na leitura.

Este livro foi vencedor de um Prêmio Pulitzer em 1960, e ainda hoje, mesmo depois de tanto tempo, ainda é lembrado como um grande clássico, indispensável a leitura.

O livro conta a história de um homem de cor negra que foi acusado de ter estuprado uma mulher branca nos EUA, no ano de 1930. O tom da narrativa é baseado em racismo e injustiça, além também de mostrar fatos de importância como, postura ética, inteligente e corajosa. A autora é Harper Lee e a editora José Olympio.


2- O Processo

Principalmente para os advogados da área criminal, esse é um livro que deve ser colocado na cabeceira da cama.

A história conta sobre uma pessoa que é processada e que não sabe o motivo. Abordando, portanto, o absurdo em que um indivíduo, seja ele de qual for o sexo, seja processado, sem que para isso exista qualquer plausibilidade.

O livro trata de injustiças e falta do direito de defesa. O autor é Franz Kafka e a editora Companhia de Bolso.


3- A Firma

Quem não está acostumado com a vida de trabalho e pressão dentro dos escritórios de advocacia, se impressionará com esse livro.

E apesar de ter sido escrito no começo dos anos 90, esta literatura é considerada como um dos melhores romances da área legal, principalmente porque retrata ainda hoje, o cotidiano de muitas firmas de direito. O autor é John Grishan e a editora Rocco.


4- A verdade sobre o caso de Harry Quebest

O livro foi escrito por um jovem escritor suíço, chamado de Joel Dicker e relata a história de uma adolescente de 15 anos, que acaba se apaixonando por um homem de 30 (escritor).

A questão é que essa moça é assassinada e só encontram o corpo dela depois de 33 anos em que se dá o seu desaparecimento. Segundo vários leitores, esse é um livro que traz alguns “clichês”, mas que vale a pena ser lido, por conta das fortes indagações feitas e que relembra aos advogados, o quanto é vital questionar. O tema é tenso, mas que também traz como “pano de fundo” uma história de amor. A editora é a Intrínseca.


5- Acima de qualquer suspeita

Excelente história sobre tribunal. Sendo o primeiro best-seller do escritor Scott Turow. O escritor também é autor de outro muito famoso; “O primeiro ano – como se faz um advogado”. O livro “Acima de qualquer suspeita” retrata a história de um promotor público que inicia uma investigação sobre o assassinato de uma advogada. A editora é a Record.

Você como advogado ou como estudante de direito, já leu algum desses?

Se não, ótima leitura! Se sim, que tal ler novamente?

Pense nisso!

(Fonte: venegascontabil)

..................................................................................................

🌐 Acesse nosso ➡️ PAINEL DE CONTROLE ⬅️

📰 Leia também:

O seu Contrato de Honorários é completo? Veja requisitos e cuidados

Zona de conforto mental: o que é e como se arriscar para além de suas fronteiras

.........................................................................................................

-> Banco de Petições - 20 mil modelos de petições jurídicas, atualizadas, prontas e editáveis em word

-> O MATERIAL COMPLETO PARA CORREÇÃO DO FGTS possui modelos completos e atualizados de petições iniciais, recursos e decisões judiciais

  • Sobre o autorADVOCACIA DIGITAL - O FUTURO COMEÇA AGORA
  • Publicações1203
  • Seguidores1222
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações2372
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/dicas-de-leitura-confira-5-livros-que-todo-advogado-e-estudante-de-direito-deveria-ler/718229842

Informações relacionadas

Sua Primeira Ação, Jornalista
Modeloshá 5 meses

[Modelo] Revisão da Vida Toda - Atualizado

Rafael Aires, Advogado
Notíciashá 3 anos

Frases inspiradoras para grandes advogados

ADVOCACIA DIGITAL
Notíciashá 4 anos

Veja 15 livros inspiradores e apaixonantes para advogados e amantes do Direito

ADVOCACIA DIGITAL
Notíciashá 4 anos

Os 20 melhores livros de direito para advogados

Paulo Amaral e Associados, Advogado
Artigoshá 3 anos

A exclusão do Icms St da base de cálculo do Pis e da Cofins

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Nossa que interessante, já li quase todos da lista. Adorei! continuar lendo