Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Advogado que atuou a favor e contra cliente deverá pagar indenização por danos morais

Publicado por ADVOCACIA DIGITAL
há 5 anos



A juíza Karla Oliveira Brito, do Juizado Especial de Araguari (MG), condenou um advogado a indenizar um ex-cliente por atuar representando a favor e contra ele. A indenização por danos morais foi fixada em R$ 5 mil. A informação foi divulgada pelo site Migalhas.

O autor da ação alegou que contratou o advogado para atuar em várias ações monitórias, algumas distribuídas em junho de 2017. No final daquele ano, porém, o cliente viu seu nome citado em processo como réu e que o advogado era o autor da ação.

Já o advogado sustentou que atua na assistência judiciária do município de Cascalho Rico, onde é funcionário. Alegou ainda que não há danos morais para serem indenizados e que formulou pedido contraposto a fim de receber pelos serviços prestados ao autor.

Na sentença, a magistrada aponta que que o Código de Ética da OAB define como princípios da advocacia a conduta ilibada e a confiança, que impõem aos advogados "atuar com honestidade, decoro, veracidade, lealdade, dignidade e boa-fé, abstendo-se de influência indevida e principalmente o advogado deve primar pela confiabilidade, pois trabalhará com informações confidenciais de seus clientes".

De acordo com a juíza, foi comprovado que o advogado, ao atuar simultaneamente a favor e contra nos processos, "infringiu estes princípios e consequentemente maculou a confiança que o requerente lhe havia depositado".

"O fato de não ter ocorrido a citação nos feitos em que atuou como procurados do autor até a revogação dos mandatos, também não exime a responsabilidade do réu de ter ajuizado ação em desfavor de seu cliente simultaneamente, pois as ações ainda estavam tramitando e o requerido só não continuou atuando nos feitos até o final", considerou a juíza.

Clique aqui para ler o acórdão.

Processo: 0031284-54.2018.8.13.0035

(Fonte: Conjur)

...................................................................................................

🌐 Acesse nosso ➡️ PAINEL DE CONTROLE ⬅️

📰 Leia também:

O seu Contrato de Honorários é completo? Veja requisitos e cuidados

Zona de conforto mental: o que é e como se arriscar para além de suas fronteiras

.........................................................................................................

-> Banco de Petições - 20 mil modelos de petições jurídicas, atualizadas, prontas e editáveis em word

-> Manual Prático Processo Civil 2019 - vem, de forma inovadora, objetiva e prática trazer aos advogados o auxílio necessário para os atuantes na esfera cível

  • Sobre o autorADVOCACIA DIGITAL - O FUTURO COMEÇA AGORA
  • Publicações1203
  • Seguidores1223
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações263
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/advogado-que-atuou-a-favor-e-contra-cliente-devera-pagar-indenizacao-por-danos-morais/711492910

Informações relacionadas

Olavo Ferreira, Advogado
Modelosano passado

Modelo de Contestação com Preliminar de Incompetência Territorial em Ação de Alimentos

Tribunal de Justiça de Minas Gerais
Jurisprudênciahá 4 anos

Tribunal de Justiça de Minas Gerais TJ-MG - Apelação Cível: AC XXXXX50141947001 MG

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)