Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Superando a terrível crise de motivação

Como superar quando você não está se sentindo motivado? Apenas comece a se mover. Dê apenas um passo, qualquer passo. Um pequeno passo

Publicado por ADVOCACIA DIGITAL
há 5 anos

Meu filho, que vai ser oficialmente um adulto em alguns dias, está enfrentando uma pequena crise: o projeto no qual ele está trabalhando não está indo bem e ele está prestes a desistir, não apenas do projeto, mas da carreira com a qual ele estava tão animado a algum tempo atrás.

Posso sentir a horrível mistura de desencorajamento, desapontamento, dificuldade e desespero que ele deve estar sentindo, porque eu também senti. Sentia esse soco no estômago sempre que um projeto ou empreendimento não estava indo bem. Eu já desisti e senti o desapontamento em mim mesmo. E já superei esse desencorajamento e me senti muito melhor. Superar é sempre melhor.

Diante disso, estou aqui para falar sobre como eu supero o que Seth Godin chama de "O Mergulho" - aquela crise com a qual todos nós nos deparamos quando as coisas ficam difíceis, o que acontece (algumas vezes) antes de as coisas ficarem ótimas. Como sabemos que estamos em uma crise ou se devemos apenas desistir? Não sabemos. Não há nenhuma maneira de conhecer o futuro.

Algumas vezes há um monte de bons indicadores sinalizando que você deveria desistir - os clientes não estão respondendo, o mercado não apoia o seu trabalho, há melhores oportunidades. Mas o que você sente quando está em uma crise não é um bom indicador de que é hora de desistir. O sentimento quer que você desista, mas, frequentemente, você não deve. Isso porque se você o fizer, nunca vai conseguir ser bom em nada.

Como superar

O que você faz se está desmotivado e desapontado? Se as coisas não estão indo bem e você quer desistir porque elas são tão difíceis? Ou quando você está confuso e sobrecarregado? Supere.

Este é o momento em que você pode mostrar-se do que é feito: prepare-se para uma carga pesada, abaixe a cabeça e empurre, como se estivesse tentando levantar uma barra durante um agachamento pesado.

Como superar quando você não está se sentindo motivado? Apenas comece a se mover. Dê apenas um passo, qualquer passo, um pequeno passo. Movimento causa movimento. Uma vez que você começa a se mover, mesmo que um pouco, vai se sentir melhor. Ao ver que é capaz, você irá querer se mover mais.

Abrace a incerteza e o desconforto. Muitas pessoas evitam essas duas coisas, mas, sem elas, você nunca vai ficar bom em nada. Você nunca vai aprender nada que valha a pena. Abrace essas coisas e cresça. Você não faz isso pelo sucesso ou algum objetivo final, mas por causa da aprendizagem. Porque está cansado de sentir a dor do desapontamento e dos lamentos. Você quer sair desse buraco negro porque continuar nele é uma droga.

Você começa a se movimentar porque não quer deixar sua vida ser controlada pelo medo e não quer desistir todas as vezes que encontrar uma resistência. Deixe ser movido pela curiosidade: querer saber como é passar por isso, superar o desconforto. Você quer descobrir como esse capítulo acaba, quer aprender mais sobre si mesmo.

Você faz isso porque quer construir confiança em si mesmo e, então, percebe que não há nada mais importante agora do que isso.

Pare e lembre-se da razão pela qual começou, em primeiro lugar: não é para o sucesso pessoal, mas para ajudar as pessoas, para fortalecer a si mesmo, para inspirar os outros, para tornar a vida de alguém um pouco melhor, para colocar um sorriso em seu rosto. E então você se pergunta: o que é mais importante, a razão para fazer este projeto, ou o seu conforto pessoal? E você percebe que o seu conforto pessoal pouco importa neste caso.

Você supera porque cada vez que enfrentar a incerteza e desconforto no futuro, quererá saber que é bom o suficiente para superar.

Dê o primeiro passo agora, sem pensar, sem hesitação. Você tem isso em você.

(Por: Leo Babauta)

....................................................................................................

🌐 Acesse nosso ➡️ PAINEL DE CONTROLE ⬅️

📰 Leia também:

Por que estes serão os advogados mais disputados pelo mercado de trabalho

Escreva bem, fale melhor! 60 erros de português muito comuns no mundo do trabalho

.........................................................................................................

-> Novo Manual Prático Usucapião - 2019 - Entenda todos os requisitos de todas as espécies do Usucapião

-> Banco de Petições - 20 mil modelos de petições jurídicas, atualizadas, prontas e editáveis em word

  • Sobre o autorADVOCACIA DIGITAL - O FUTURO COMEÇA AGORA
  • Publicações1203
  • Seguidores1223
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações666
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/superando-a-terrivel-crise-de-motivacao/687233255

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)