Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024

Os principais desafios do jovem advogado no Brasil e como superá-los

Publicado por ADVOCACIA DIGITAL
há 5 anos



Escrever sobre os desafios do jovem advogado – e da jovem advogada – no Brasil é sempre muito difícil, principalmente pelas dimensões continentais que o país possui. A demanda da jovem advocacia no Sul, muito provavelmente é distante daquela existente no Norte no país.

As dificuldades enfrentadas por nós, jovens advogados e advogadas, são pautas recorrentes entre as conversas e discussões no meio jurídico. Pouca experiência, altíssima concorrência, dificuldades financeiras, posicionamento no mercado de trabalho, rede de relacionamentos – entre muitas outras descobertas a cada dia.

A ideia do artigo deste mês é justamente esta, demonstrar quais são os principais desafios do jovem advogado no Brasil, como tentar superá-los e, por fim, qual a perspectiva para a jovem advocacia brasileira nos próximos anos.

Principais desafios do jovem advogado

Rede de relacionamentos: networking

Uma das principais características de um bom advogado é sua rede de relacionamentos. Ele conhece as pessoas ao seu redor e, por conhecer a dinâmica do espaço em que vive, sabe qual a necessidade de seu cliente. Ou, ainda, sabe o que seus colegas estão estudando e se existe essa demanda.

Em outra oportunidade escrevi justamente sobre a necessidade de os jovens advogados participarem em instituições comerciais, empresariais e industriais, com o objetivo de serem reconhecidos. Estar conectado com essas áreas faz com que entendam a dinâmica e a cabeça do empresário que, ao final, é sempre seu possível cliente.

Além disso, a participação na Ordem dos Advogados do Brasil também é essencial. É um local onde também são criadas redes de relacionamentos para, eventualmente, firmarem parcerias profissionais. Conhecer seus colegas e qual o nicho em que atuam torna mais fácil identificar seu próprio nicho.

Talvez uma das principais oportunidades que a Ordem dos Advogados do Brasil oferece nesse sentido são as comissões temáticas, órgãos de assessoramento da OAB. Participar de alguma delas é uma ótima oportunidade para que os jovens advogados superem a dificuldade inicial de se criar uma rede de relacionamentos e possam, assim, conhecer outros advogados.

Incentivo aos concursos públicos

Não há como negar que outro ponto que faz parte dos desafios do jovem advogado é o incentivo ao concurso público, estimulado desde o início da faculdade, seja pelos professores, seja pela própria família.

Muitos jovens advogados iniciam a carreira na advocacia insatisfeitos, pois seu amigo, ou colega de turma, foi aprovado em um concurso que lhe conferiu estabilidade e uma boa remuneração no início da carreira.

Os jovens advogados precisam ter em mente que concurso público não é a única opção. Quem quer não seguir nesse ramo, precisa saber que é necessário perseverar na advocacia, pois os frutos somente serão colhidos depois de algum tempo no mercado.

É uma realidade difícil de encarar no início da profissão, pois os boletos precisam ser pagos de qualquer forma, mas a chave para sucesso é a perseverança e dedicação com a advocacia.

Contudo, em um cenário onde muitos vislumbram dificuldade, é preciso ver oportunidade. O jovem advogado deve aproveitar o momento de incertezas do mercado e se destacar.

Alta especialização

Aqui não é apenas uma dificuldade para o jovem advogado, mas uma oportunidade.

O mercado está cada vez mais especializado e com novas possibilidades. De inteligência artificial aliada ao direito, tecnologia, startups, criptomoedas, segurança da informação, até a reforma trabalhista. Oportunidades não faltam ao jovem advogado e advogada. Cabe unicamente ao profissional perceber este direcionamento e abraçar alguma delas.

A inovação e especialização são dificuldades para aqueles que vislumbram esta mudança no mercado com a cabeça fechada. Não percebem que para superar este problema é necessário identificar sua área de atuação – que só é possível conversando com os colegas que atuam nas diversas áreas – e estudar, estudar e estudar.

As novas áreas, aliadas a rápida troca de informações e de conhecimento criam um ambiente fértil àqueles que sabem aproveitar a mudança. Cabe ao jovem advogado, peça fundamental desta alteração no paradigma, não se intimidar e buscar seu espaço. Assim, será superado mais um dos desafios do jovem advogado.

Prerrogativas

Talvez quem mais sofra na pele as violações das prerrogativas seja o jovem advogado e a jovem advogada. Isso pode acontecer por diversos motivos, como pouco tempo de atividade profissional, aparência mais jovem e desconhecimento de suas prerrogativas.

É dever do jovem advogado conhecer o Estatuto da OAB e o Código de Ética, não apenas para acertar as questões do exame de ordem, mas principalmente porque lá constam todos seus direitos e deveres, que devem ser respeitados pelos demais sujeitos do processo.

Nós, jovens advogados, não podemos desistir. Para perseverar na prática da advocacia é fundamental levantarmos a cabeça e batermos de frente com as injustiças perpetradas em face do advogado em início de carreira.

Conclusão

O jovem advogado deve perceber que o mercado é dinâmico, assim como é a jovem advocacia. Portanto, a forma de advogar que perdurava até pouco tempo atrás pode não servir de parâmetro para quem está começando a carreira.

As dificuldades devem ser enfrentadas como obstáculos para crescer na carreira, não apenas como pedras no caminho. O jovem advogado deve ser um entusiasta das oportunidades que aparecem, mas nunca um oportunista.

Se possível, deve ler livros não jurídicos, ler poesia, conhecer a história do país em que vive, saber de economia, entre outros temas. O cliente não quer apenas saber como contar prazo, ou se os contratos eletrônicos estão substituindo os contratos físicos. Ele quer um advogado em que possa confiar.

Mais importante do que aproveitar a oportunidade profissional, é perceber que a jovem advocacia é sempre mais forte quando estiver unida defendendo seus interesses. Desta forma, iremos superar os desafios do jovem advogado no Brasil.

(Por: Arthur Bobsin / Fonte: Blog da Aurum)

.......................................................................................................

🌐 Acompanhe nosso Blog de Notícias e receba nossas atualizações diárias

👍 Curta nossa página no Facebook e fique por dentro da nossa Rotina

.........................................................................................................

-> Cronograma 90 dias para passar na OAB - O melhor custo benefício em planejamento de estudo do mercado

-> Banco de Petições - 20 mil modelos de petições jurídicas, atualizadas, prontas e editáveis em word

-> Material completo sobre a tese para restituição de ICMS pago indevidamente sobre fatura de energia elétrica, a fim de otimizar o tempo e facilitar o trabalho do advogado

  • Sobre o autorADVOCACIA DIGITAL - O FUTURO COMEÇA AGORA
  • Publicações1203
  • Seguidores1223
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações3864
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/os-principais-desafios-do-jovem-advogado-no-brasil-e-como-supera-los/666175404

Informações relacionadas

Questões Inteligentes Oab, Agente Publicitário
Notíciashá 7 anos

Especialista aponta os 32 maiores medos dos advogados no exercício da profissão

Dra Lorena Lucena Tôrres, Advogado
Artigoshá 4 anos

Quais são as dificuldades encontradas pelos advogados e pelas advogadas em início de carreira?

Sérgio Merola, Advogado
Artigoshá 4 anos

Não se iluda: não é fácil viver da advocacia

ADVOCACIA DIGITAL
Notíciashá 5 anos

7 motivos que levam à reprovação no Exame da Ordem

Posocco Advogados Associados, Advogado
Notíciashá 6 anos

Porque eu escolhi ser advogado

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)