Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Começando a carreira? 5 dicas incríveis para advogados iniciantes

Publicado por ADVOCACIA DIGITAL
há 5 anos



Para aqueles que se formaram em direito e conseguiram a carteira da OAB, as opções profissionais são várias: prestar concursos públicos, procurar emprego em grandes escritórios ou empresas, montar um escritório sozinho ou com sócios, por exemplo.

  1. Arriscar-se e prosseguir em uma carreira montando seu próprio escritório é tão difícil quanto gratificante. Afinal, iniciar qualquer carreira é um desafio, mas, para advogados iniciantes, se destacar e conseguir sucesso é uma missão que precisará de muito trabalho e dedicação.

Não existe receita do sucesso, é claro. Mas podemos dar 5 dicas incríveis para o começo de carreira de advogados iniciantes, confira!

1. Organização é essencial

Advogados trabalham com prazos. E perder um deles está, seguramente, entre os maiores erros que se pode cometer. Um advogado que perde prazos não passa confiança e não é indicado por clientes.

Mas a organização vai além disso. É preciso ter documentos à disposição, fazer uma boa gestão de tempo, marcar com sabedoria seus compromissos e reuniões, saber a carga de trabalho que pode pegar sem comprometer a qualidade, dentre outras inúmeras responsabilidades e atividades administrativas e contenciosas que qualquer advogado terá que dominar.

2. Lembre-se, isso é um negócio

Abrir um escritório de advocacia é abrir uma empresa. E abrir uma empresa requer planejamento. É importante fazer um plano de negócios, calcular o capital de giro disponível, as despesas fixas e variáveis, escolher a localização ideal, treinar funcionários e outros cuidados que qualquer empreendedor precisa tomar antes de iniciar um negócio.

Além disso, é preciso administrar o escritório profissionalmente. Um grande erro de advogados iniciantes é justamente não dar atenção a esses aspectos e, por conta disso, não conseguir fechar as contas.

3. Especialize-se para ser uma autoridade

O mercado de trabalho contemporâneo requer cada vez mais especialização, em qualquer profissão. Não seria diferente com a advocacia. Muitos advogados iniciantes acreditam que pegar qualquer tipo de causa abre um leque maior de opções — e honorários —, mas isso acaba tornando-o um profissional genérico. Especializar-se em um ramo do direito, ou ainda em tipos de causas e clientes, pode garantir um nicho de mercado constante e maior renome.

Especializar-se não necessariamente significa fazer uma pós-graduação ou especialização, embora também seja altamente recomendável. Significa aprofundar o conhecimento naquele assunto, pesquisar e acompanhar a doutrina e jurisprudência do tema.

4. Cultive seus relacionamentos profissionais

Os relacionamentos profissionais de um advogado são de extrema importância para seu sucesso. Desde os colegas e amigos de faculdade, professores, antigos chefes de estágios até os clientes de casos encerrados ou ainda em andamento. Cultivar esses relacionamentos é a melhor forma de fazer um bom networking, receber futuras indicações e conseguir captar ainda mais clientes.

5. A tecnologia pode ser uma grande aliada

O uso de programas de gerenciamento, apps de organização e produtividade e da internet são essenciais para advogados iniciantes. Os programas de gerenciamento e relacionamento — conhecidos como CRM (Customer Relationship Management) — são muito úteis para o engajamento dos clientes. Os apps de organização são práticos e portáteis. E a internet é um meio de comunicação e divulgação fantástico para fazer seu marketing jurídico.

Como dissemos, não há receita para o sucesso. Mas as dicas acima são características comuns de grandes advogados e escritórios que conseguiram chegar ao topo. Leve-as como um guia e persista!

(Fonte: institutodialogo.com.br)

........................................................................................................

☑️ Gostou do conteúdo, não se esqueça de recomendá-lo!

🌐 Acompanhe nosso Blog de Notícias e receba nossas atualizações diárias

👍 Curta nossa página no Facebook e fique por dentro da nossa Rotina

.........................................................................................................

🎯 Guia Usucapião 2018 - Com modelo de Petição Ordinária incluso - Confira!

🎯 Banco de Petições - 20 mil modelos de petições jurídicas, atualizadas, prontas e editáveis em word!!Confira!!

🎯 Kit Jurídico - 14X1 - Restituição do ICMS Energia Elétrica /Revisão da Vida Toda / Bancário / Previdenciário / Penal!

  • Sobre o autorADVOCACIA DIGITAL - O FUTURO COMEÇA AGORA
  • Publicações1203
  • Seguidores1222
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações979
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/comecando-a-carreira-5-dicas-incriveis-para-advogados-iniciantes/657856745

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)