Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

Profissão cobiçada: como está realmente o mercado de trabalho pra quem faz Direito?

Publicado por ADVOCACIA DIGITAL
há 6 anos

Descubra onde estão as melhores oportunidades de trabalho para quem quer seguir a carreira de advogado ou jurista!

Como está o mercado de trabalho pra quem faz Direito? Direito tornou-se a profissão mais desejada dos brasileiros. As salas de aula deste curso comportam, atualmente, mais de 1000 mil estudantes espalhados por todo o território nacional, de acordo com o Censo do Ensino Superior.

As oportunidades de trabalho para quem opta por esta graduação cresceram rapidamente nos últimos anos, o que fez subir ainda mais a procura pelo curso nos vestibulares e processos seletivos que usam a nota do Enem, como Sisu e ProUni. No mesmo passo, aumentou também o número de profissionais na ativa – tornando a concorrência por uma vaga de emprego ainda mais acirrada.

Por sorte, o mercado é grande e continua se expandindo, tanto na iniciativa privada quanto no serviço público. O Direito permite ainda que o profissional trabalhe de forma autônoma, se quiser.

Veja a seguir todos os detalhes sobre o mercado de trabalho para quem faz Direito e onde descolar as oportunidades mais interessantes para o seu currículo profissional!

Sobre a carreira em Direito

A carreira em Direito tem diversos ramos de atuação. Quem se forma neste curso pode optar por atuar nas inúmeras funções da carreira jurídica ou da advocacia, além de seguir o caminho de professor ou consultor.

É uma carreira tradicional, respeitada no mercado, que pode render bons salários.

Só que a área está saturada, especialmente na região Sudeste, onde vive a maioria dos profissionais atualmente. Para conseguir um bom emprego, quem se forma em Direito precisa se destacar. E para que isso aconteça, será imprescindível investir em conhecimento.

Pós-graduações, especializações e formação de alto nível são essenciais no mercado de hoje.

Mercado de trabalho para quem faz Direito

O mercado de trabalho para quem faz Direito é forte, tanto em órgãos públicos quanto na iniciativa privada. O profissional que está entrando no mercado pode optar por seguir carreira jurídica ou atuar na advocacia.

A carreira jurídica é desempenhada por bacharéis em Direito e o acesso, geralmente, acontece por concurso público. O mercado é concorridíssimo. Uma mesma vaga para promotor ou juiz, por exemplo, chega a ser disputada por mais de 200 pessoas, sendo que muitos candidatos já vêm estudando há anos para o concurso. Ou seja: entrar na carreira jurídica vai exigir uma boa dose de estudo e investimento.

Os principais cargos do serviço público são:

  • Juiz de Direito – Toma decisões, julga e sentencia casos. Pode atuar em diversas frentes, como Trabalho, Família, da Criança e do Adolescente, etc.
  • Procurador da República – Promove ações penais, instaura inquéritos e ações públicas. Controla a atividade policial e deve, por exigência, ser um bom conhecedor dos Direitos Humanos.
  • Defensor Público – É o profissional designado pelo Estado para ajudar quem não tem condições financeiras de contratar um advogado.
  • Delegado – Conduz investigações policiais, planeja e comanda operações de caráter sigiloso e executa medidas de segurança.

Há alguns anos, a ampliação no número de concursos nesta área ajudou a turbinar a procura pelo curso de Direito em todo o País. Ultimamente, a situação econômica pela qual o Brasil vem passando forçou o poder público a diminuir o ritmo de contratações. A oferta de concursos está menor e, com isso, a concorrência aumentou ainda mais.

Passar num concurso é o sonho de muitos estudantes e profissionais do Direito que buscam, dentre os tantos benefícios de uma carreira pública, bons salários e estabilidade profissional pelo resto da vida.

Quem quiser se enveredar no mercado como advogado na iniciativa privada vai encontrar boas oportunidades de trabalho. Os advogados trabalham defendendo os interesses dos seus clientes em casos que envolvam ações jurídicas. Para isso, precisam passar no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Já para quem tiver interesse em fazer parte da área de ensino, atuando como professor, existem milhares de faculdades e cursinhos voltados a concursos públicos que buscam profissionais com bons conhecimentos na área.

Melhores oportunidades para quem faz Direito

A Revista Exame ouviu especialistas de mercado para saber quais carreiras estarão em alta nos próximos anos, considerando a economia em recessão e o cenário político atual do Brasil.

Na lista estão várias carreiras do Direito, todas na iniciativa privada. Quem se especializou nestas áreas está sendo disputado a peso de ouro pelas empresas. Conheça:

  • Advogado Trabalhista – Trata de todos os assuntos ligados a relações de trabalho no âmbito jurídico: contratações, demissões, processos trabalhistas, etc. Representa a empresa em negociações. Está entre as áreas que mais crescem ultimamente.
  • Advogado Tributário – Tem por missão garantir a segurança da empresa em caso de processos administrativos e judiciais envolvendo obrigações tributárias. Também trabalha com fusões e aquisições junto a outros departamentos e ajuda a reduzir a carga fiscal.
  • Advogado de Recuperação Judicial – Muitas empresas precisam de uma boa representação jurídica para negociar prazos, pagamentos, quitar débitos e, finalmente, solicitar sua recuperação judicial, evitando assim a falência. O advogado especializado nesta área tem papel fundamental nesse processo.
  • Advogado de Contencioso Cível Empresarial – Com a economia desacelerada, é comum haver quebra de compromisso entre uma empresa e seus fornecedores ou clientes. O papel deste advogado é representar a companhia em tribunais e órgãos administrativos.
  • Advogado de Arbitragem – É o advogado conciliador, que tenta chegar a um acordo entre as partes envolvidas antes que o processo siga para estâncias judiciais superiores, evitando assim o desgaste de tempo e dinheiro com ações de longo prazo.

Segundo a revista, os profissionais mais buscados são aqueles que têm perfil de liderança, visão comercial, boa comunicação e inglês fluente.

Outros cargos do Direito que estão em alta no mercado:

  • Diretor Jurídico
  • Advogado Empresarial
  • Advogado Consultivo
  • Advogado Imobiliário

E aí, o que achou do mercado de trabalho para quem faz Direito? Vai seguir esta carreira? Conte seus planos para a gente nos comentários!

*(Foto meramente ilustrativa: reprodução Internet)

(Fonte: guiadacarreira)

🌐 Conheça nosso ➡️ INSTAGRAM e FACEBOOK ⬅️

📰 Leia também:

🎯 Pacote Completo de Petições 2023 + Pacote de Petições Trabalhistas + Jurisprudência Atualizada!

🏅 Curso de Direito Imobiliário voltado para Ações Locatícias

💰 Petições de Trânsito 2022, + de 2.000 mil modelo de recursos e petições de trânsito, completo e de fácil edição!

  • Sobre o autorADVOCACIA DIGITAL - O FUTURO COMEÇA AGORA
  • Publicações1203
  • Seguidores1223
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações14582
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/profissao-cobicada-como-esta-realmente-o-mercado-de-trabalho-pra-quem-faz-direito/615735030

Informações relacionadas

Milton Dutra, Advogado
Artigoshá 7 anos

Além da advocacia: 12 áreas do Direito que você pode atuar

ADVOCACIA DIGITAL
Notíciashá 4 anos

5 motivos para fazer Direito e a importância de cursar esta graduação

Paula Argolo
Artigoshá 8 anos

As 5 áreas jurídicas que mais contratam

Bernardo de Azevedo, Advogado
Artigoshá 5 anos

10 novas funções para os advogados do futuro, segundo Richard Susskind

Pedro Magalhães Ganem, Advogado
Artigoshá 9 anos

Já temos mais de 100 milhões de processos em tramitação na Justiça brasileira

11 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Matéria típica dos novos mentores em algo, sempre alguém querendo vender um curso, especialização, coach, algo para nos iludir ou de alguma forma tentar persuadir o profissional a pensar que sempre falta algo a ele e não ao mercado. A advocacia brasileira está em frangalhos, cursos de Direitos prostituídos em toda parte, não é a toa que se somarmos todos os demais Advogados do planeta, ainda assim, no Brasil terá mais profissionais, mercado totalmente saturado, judiciário arcaico e travado, dependemos do funcionalismo público para ver nossas demandas terem efeito, fato que por si só já desestimula o profissional. Falar que há campo de trabalho, realmente há, mas veja a concorrência nos concursos públicos, 1.000 por vagas, veja a quantia de advogado se vendendo como correspondentes, típico officeboy letrado, alguns fazem audiência por 20 reais, outros trabalham apenas no risco, sem cobrar qualquer valor para ajuizar as demandas, não aconselho nenhum familiar ou amigo a se arriscar no campo do Direito atualmente. Respeito as opiniões contrárias mas essa é a minha visão de como está o mercado de trabalho para quem faz Direito. continuar lendo

(alguns fazem audiência por 20 reais), pago 100 reais por audiência pode indicar um advogado , para SP capital Área Trabalhista. continuar lendo

destruiram a mais bela profissao...desde excesso de formados até concursos fajutos.passando por uma entidade aterradora ,cruel e gananciosa que só quer faturar , e sem prestar contas continuar lendo

O problema do mercado não são os que fazem Direito, mas sim dos que fazem direito errado continuar lendo

esqueceu de dizer que país é esse,,, continuar lendo

Sambem não está tão ruim assim; depende da forma que faz o curso e de como ecara a profissão.
É preciso especializar-se em processos e ler muita doutrina. O advogado deve ter como "hobi", ler jurisprudência. isso ajuda muito a entender como são interpretadas as leis dentro do judiciário.
A formação acadêmica é apenas o fundamental. A complementação é que vai fazer a diferença.. continuar lendo

Em direito você nao pode escolher o que gosta de fazer, tem que gostar de tudo, pois não há vagas para bons profissionais em todas as áreas, mercado extremamente saturado, pior escolha que fiz, somos mal pagos e muito cobrados financeiramente, trabalhamos muito por muito muito pouco, essas carreiras ai de delegado, promotor e etc, voce tem que ser o ultranerd da historia, pois caso contrario você nunca passará, são concursos extremamente concorridos!
uma ilusão! continuar lendo