jusbrasil.com.br
9 de Agosto de 2022

Hoje advogado, Ruy Cabeção lista títulos de futebol no currículo e viraliza

ADVOGADO DIGITAL
Publicado por ADVOGADO DIGITAL
há 11 dias


Foram 16 anos como jogador profissional de futebol, com passagens vitoriosas por gigantes do Brasil. Longe dos gramados desde 2015, Ruy Cabeção trabalha como advogado há dois anos. E o currículo do ex-jogador no site do escritório em que ele trabalha viralizou nas redes sociais.

Entre as atividades listadas pelo advogado Ruy Bueno Neto, estão os títulos conquistados na carreira de futebol. Ao ge, o ex-jogador contou sobre a mais nova ocupação, falou sobre a situação do currículo e também sobre como ainda vai atuar no mundo da bola.

Ruy foi revelado no América-MG, onde foi campeão mineiro em 2001. Do Coelho, ele foi para o Cruzeiro, onde conquistou a Tríplice Coroa em 2003. "Cabeção" passou ainda por Guarani, Botafogo - campeão carioca em 2006 -, Figueirense, Náutico, Grêmio, Fluminense, Boavista, Brasiliense, Ipatinga, Alecrim-RN, Mixto e Operário-MT.

O jogador anunciou aposentadoria em 2015, quando defendia a camisa do Operário. Em 2020, ele se formou em direito, e em 2022 foi aprovado na prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Ele agora faz parte de um escritório de advocacia em Belo Horizonte, com atuação focada em direito desportivo.

- No ano de 2020 eu perdi meu advogado, doutor Antônio Sérgio Figueiredo, que depois do meu pai era o cara que me acompanhava desde 1999. Então eu vi que eu não tinha mais a quem recorrer. O principal motivo para eu poder ter me tornado advogado é para eu mesmo poder cuidar das minhas coisas e poder eu mesmo tentar ajudar aquelas pessoas que mais necessitam, prestar um serviço tanto para jogadores de futebol, quanto para os técnicos e para os próprios intermediários. - disse Ruy ao ge.

Descritivo de atividades de Ruy Cabeo no site do escritrio de advocacia Foto Reproduo Internet

Sobre o currículo que viralizou nas redes sociais (imagem acima), Ruy disse que foi uma maneira de inovar na profissão. O jogador disse que a opção por listar conquistas do futebol ocorreu com o intuito de mostrar que as experiências o ajudarão a atuar no ramo do direito desportivo.

- Quando eu tive uma divergência com um dos meus empresários, resolvi eu mesmo gerenciar minha carreira e anunciei que estava à disposição do mercado através do Twitter, uma coisa ao meu ver inovadora. Muitos acharam que era uma coisa que me depreciava. Pelo contrário. Eu tomei essa atitude na época que jogava, e agora mais uma vez. (..) Tem gente que enche (o currículo) de cursos e certificados (...), mas acho que isso não vai falar se você é bom ou mau advogado.

"Na área trabalhista voltada ao futebol, o único currículo que eu poderia colocar seria esse mesmo. É um currículo que poucos têm. Meu currículo são os títulos que conquistei, e o futebol te proporciona certas situações que muitas faculdades não vão te dar.

Ruy ao lado de Romrio e Petkovic na Seleo Carioca de 20052006 Foto Reproduo Instagram

Ruy ao lado de Romário e Petkovic na Seleção Carioca de 2005/2006 — Foto: Reprodução/ Instagram

Ativismo no futebol

Desde a época de jogador, Ruy sempre foi conhecido pela postura crítica e ativista no futebol. O jogador já denunciou vários problemas por onde passou, sobretudo em clubes de menor expressão, como atrasos de salário e falta de estrutura nos clubes.

Como advogado, ele afirma que está correndo mais do que quando pisava em campo. Isso por pretender continuar lutando pelo direitos dos atletas. À reportagem, Ruy falou sobre o que quer alcançar na nova profissão.

- Eu espero poder ser um cara da mesma forma que fui como profissional. Eu não fui craque, eu fui um jogador completo. Craque foi o Alex, o Zico, o Fenômeno. Eu fui um jogador completo, que atuei em todas as posições, grande parte da minha carreira como titular. Então eu espero ser um advogado completo, que sempre brigue pelo seu cliente.

Movimento Bom Senso FC idealizado por Ruy Cabeo Foto Reproduo Instagram

Movimento Bom Senso FC, idealizado por Ruy Cabeção — Foto: Reprodução / Instagram

Aprovação da família

Quando se aposentou, Ruy publicou nas redes sociais que decidiu parar por conta da família, entre outros fatores. Ele afirmou que sofria muito com a distância de familiares, sobretudo da mãe, da esposa e das duas filhas. Ele garante que todos foram favoráveis à nova ocupação do ex-jogador.

- Eu tomei essa decisão (de ser advogado) seis meses depois de ter pendurado as chuteiras. Fiz primeiramente uma reunião lá em casa, com a minha família, porque havia recebido sondagens para ser dirigente de futebol, diretor de futebol, treinador de futebol. Mas fui voto vencido porque a vida de gerente de futebol é muito parecida com a do atleta. Então vi no direito uma possibilidade de poder cuidar de tudo aquilo que adquiri no percurso dessa carreira.

O ex-jogador também revelou ao ge que passou por várias dificuldades psicológicas depois que aposentou. Além de lidar com a perda do pai, o atleta teve depressão depois da aposentadoria, ao se deparar com a nova vida.

- Eu sofri bastante, principalmente nos cinco primeiros anos (de aposentadoria). A gente acaba tendo uma depressão. Um dia a gente está o tempo todo aparecendo na mídia, muito bajulado. E quando você perde tudo isso é difícil assimilar. Da noite para o dia, seu telefone para de tocar, aqueles que diziam seus amigos desaparecem. Nos próprios clubes por onde você passou, você já não é mais bem recebido. Mas eu consegui, depois de muito sofrimento e apoio da minha família, superar todos esses momentos.

E é por isso que o ex-jogador vai agora buscar mais uma vez o apoio dos familiares para ter sucesso na nova profissão. Após a formatura em 2020 e a carteira da OAB adquirida neste mês, Ruy se aventura em outra jornada no mundo do futebol, agora com terno em vez de uniforme e sapato no lugar das chuteiras.

"É um caminho que vem me agradando, ainda mais que dentro de campo sempre procurei ajudar meus companheiros da melhor forma possível. E, como advogado, a gente não deixa de fazer isso."

(Fonte: GE Globo.com)


🌐 Conheça nosso ➡️ INSTAGRAM e FACEBOOK ⬅️

📰 Veja também:

🎯 Super Kit Advogando - Os melhores modelos de petições, milhares de contratos, bônus exclusivos, 150 mil petições, o melhor do mercado!

🏅 Direito da Saúde - Acervo Completo de Petições da Saúde Atualizadas - Confira!!

💰 Baixe Gratuitamente 01 Modelo de Petição - Petições de Trânsito 2021

Informações relacionadas

Victória De Carvalho Peixoto, Advogado
Notíciashá 11 dias

Homem não pagará a ex-mulher aluguel do imóvel no qual vive com filha

Ana Flavia Vernaschi, Advogado
Notíciashá 11 dias

Nova portaria é publicada sobre Perícia Médica no INSS

Ponto Jurídico, Advogado
Notíciashá 11 dias

Plano de saúde deverá cobrir todas as terapias prescritas a paciente autista sem limitação do número de sessões

William Gorino, Advogado
Notíciashá 11 dias

TRT8 condena mineradora ao pagamento de horas extras a ex funcionário que exercia cargo de supervisor

DR. ADEvogado, Administrador
Notíciashá 11 dias

Consumidor processa feira por não parar de soltar pum há 5 anos

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

O cara tem uma cabeça descomunal. Espero que eu não tenha criado o termo cabeçofobia continuar lendo