jusbrasil.com.br
9 de Agosto de 2022

Delegado paga fiança para idoso com deficiência

ADVOGADO DIGITAL
Publicado por ADVOGADO DIGITAL
há 13 dias


Um delegado da Polícia Civil da Paraíba decidiu pagar, do próprio bolso, a fiança de um idoso de 61 anos, com deficiência, que havia sido preso pela Polícia Militar com uma espingarda artesanal e apresentado na delegacia de Itabaiana, no Agreste paraibano. A prisão foi na quarta-feira (20), mas o delegado disse que se solidarizou com a situação do idoso e resolveu pagar a fiança para que ele não fosse para a cadeia aguardar a audiência de custódia.

“Essa ocorrência chegou me chegou aqui no plantão em Itabaiana, veio da cidade de Mari. Quando o cidadão estava portando uma pequena espingarda de fabricação caseira. Chegando lá, tive de fazer a autuação e quando, no momento da cobrança, eu vi as condições que ele não tinha, deixei em 400 reais. Ele disse que não tinha e eu disse: ‘100 reais, você tem?’, porque eu não posso liberar sem o pagamento de fiança. […] e ele disse: ‘não tenho condições’. Aquilo me doeu. Eu não vou mandar um cidadão daquele para o presídio por causa de 100 reais”, disse o delegado Valdelio Lobo, em entrevista ao Bom Dia Paraíba desta quinta-feira (21).

Conforme o delegado, a prisão havia sido por porte ilegal de arma, uma espingarda do tipo soca-soca. Valdelio contou que o idoso é uma pessoa com deficiência física e mora sozinho em um quarto nos fundos de uma pousada, na cidade de Mari, que teria sido cedida pelo próprio dono da pousada. O idoso não disse para que usava a arma, mas o delegado acredita que ela não funciona.

“Eu vou mandar submeter à perícia e não sei nem se vai dar eficiência para disparo. Mas como se trata de uma arma de fogo, só quem pode dizer as condições dela é o perito. Eu tenho que fazer a autuação. Como é um crime afiançável, eu tenho que oferecer a fiança e, caso ele não tenha como pagar, eu mandaria para a cadeia pública de Sapé, onde aguardaria a audiência de custódia, mas eu me sensibilizei com as condições dele. Aquilo me sensibilizou e eu paguei”, completou.

(Fonte: G1 PB)

🌐 Conheça nosso ➡️ INSTAGRAM e FACEBOOK ⬅️

📰 Veja também:

🎯 Super Kit Advogando - Os melhores modelos de petições, milhares de contratos, bônus exclusivos, 150 mil petições, o melhor do mercado!

🏅 Direito da Saúde - Acervo Completo de Petições da Saúde Atualizadas - Confira!!

💰 Baixe Gratuitamente 01 Modelo de Petição - Petições de Trânsito 2021

Informações relacionadas

DR. ADEvogado, Administrador
Notíciashá 13 dias

Projeto torna crime fotografar ou filmar estabelecimento de saúde sem autorização

AUDIÊNCIA BRASIL, Administrador
Notíciashá 13 dias

JT nega vínculo empregatício entre parentes próximos

Marcela Bragaia, Advogado
Modeloshá 4 meses

Contrarrazões da Apelação Criminal - Homicídio - Absolvição no Tribunal do Júri

Victória De Carvalho Peixoto, Advogado
Notíciashá 13 dias

Multiparentalidade: filho de trisal é registrado com os três sobrenomes no Paraná

Karoline Barbeiro, Advogado
Notíciashá 13 dias

Banco indenizará idosa por cinco empréstimos consignados contratados com assinaturas falsas

3 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Boa tarde
Lamentável é fazer a prisão de um cidadão idoso, que já contribuiu para as futuras gerações só e somente por uma suposta arma nem sequer sabe que funciona, nem sequer a suposta arma pode ser vista como um perigo. Triste começa a política e todo mundo quer aparecer. continuar lendo

A fiança pode ser dispendada, se autuado não tiver condições financeiras para tal. Ela será restituída se o réu for absolvido. continuar lendo