Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Portugal proíbe mensagens a trabalhador após expediente: ‘Direito de desligar’!

Publicado por ADVOCACIA DIGITAL
há 2 anos


Nada de mandar mensagens – de Whatsapp e outros aplicativos – para o trabalhador após o expediente. Portugal proibiu a prática para garantir o “direito de desligar”! É lei.

As novas leis trabalhistas no país foram aprovadas na semana passada e são uma resposta ao trabalho remoto que cresceu muito durante a pandemia de COVID-19.

E a modificação do Código do Trabalho sobre o “direito de desligar” aplica-se a todos os funcionários e não apenas aos que trabalham remotamente.

Penalidades e despesas pagas

Sob as novas regras , os empregadores enfrentarão penalidades se mandassem mensagens aos trabalhadores fora do horário de expediente.

As empresas também terão que ajudar a pagar as despesas incorridas pelo trabalho remoto, como o aumento das contas de luz e internet.

Os empregadores também estão proibidos de monitorar seus funcionários enquanto eles trabalham em casa.

“O teletrabalho pode mudar o jogo se tirarmos partido das vantagens e reduzirmos as desvantagens”, afirmou Ana Mendes Godinho , Ministra do Trabalho e Segurança Social do país.

O governo português não quer afugentar e sim atrair novos trabalhadores digitais e por isso o respeito a liberdade e as condições de trabalho.

“Consideramos Portugal um dos melhores locais do mundo para estes nômades digitais e trabalhadores remotos escolherem viver, queremos atraí-los para Portugal”, afirmou a ministra.

Com informações do Sunnyskyz


🌐 Conheça nosso ➡️ INSTAGRAM e FACEBOOK ⬅️

📰 Veja também:

🎯 Combo de Petições 2021 - Ma is de 30.000 modelos de Petições Profissionais prontas e editáveis para acelerar sua produtividade!

🏅 Curso de Direito Penal e Execução Penal - Completo - 100% Online - Totalmente didático!!

💰 Baixe Gratuitamente 01 Modelo de Petição - Petições de Trânsito 2021

  • Sobre o autorADVOCACIA DIGITAL - O FUTURO COMEÇA AGORA
  • Publicações1203
  • Seguidores1222
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações83
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/portugal-proibe-mensagens-a-trabalhador-apos-expediente-direito-de-desligar/1438708377

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Tive a honra em produzir meu TCC - Trabalho de Conclusão de Curso nesse tema. Grande conquista para os trabalhadores Portugueses. Sem duvidas a falta de desconexão é um grade infesto para o trabalhador na era digital. Parabéns aos poderes legislativo e Judiciário Português. O Brasil deveria ombrear com Portugal e resguarda os direitos dos trabalhadores brasileiro da era digital. continuar lendo