Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

20 aplicativos que facilitam a vida do advogado

Publicado por ADVOCACIA DIGITAL
há 2 anos

Os aplicativos jurídicos permitem que os advogados façam uma transição perfeita para um escritório mais digital. Essas ferramentas ajudam a organizar a rotina profissional e pessoal de forma mais eficiente e produtiva, além de criar um ótimo ambiente de trabalho.

Aplicativos para uma advocacia mais digital

A rápida adoção de novas tecnologias promoveu não apenas mudanças na forma como os negócios são feitos, mas também uma mudança nos serviços jurídicos. Nos últimos anos, a convergência para a advocacia digital tem acelerado em função de novos aplicativos. Aplicativos novos e inovadores têm mudado radicalmente as expectativas do mercado e do usuário.

Além disso, para os advogados, aplicativos específicos para simplificar os fluxos de trabalho e aumentar a produtividade permitem uma mudança rápida da presença pessoal no escritório para trabalho remoto. Mais do que isso, os aplicativos podem ajudar realmente você a se manter mais centrado e focado no seu dia a dia.

Então, se você deseja criar o melhor ambiente de trabalho possível, veja nossas dicas e encontre uma solução nestes 20 aplicativos que listamos para você!

Jurídicos

As opções de tecnologia para a prática jurídica proliferaram, impulsionadas principalmente por opções baseadas em nuvem. Para começar, listamos alguns softwares jurídicos que vão ajudar a agilizar as operações diárias, gerenciar os principais aspectos do escritório, como registros de clientes e casos, documentos e prazos, entre outras tarefas.

1. Avvoka

Com a Avvoka é possível automatizar documentos, petições e contratos de forma escalável, sem a necessidade de programação. O aplicativo oferece uma interface fácil para você resolver os problemas mais complexos na hora de criar, negociar e assinar documentos com mais eficiência e rapidez.

Além de criar modelos em minutos, é possível criar fluxos de trabalho inteligentes para processos de aprovação, com controle de versão e comparação automática de documentos, o que facilita a aprovação e revisão interna. Ademais, você pode negociar com as contrapartes diretamente na plataforma.

2. Kurier Analytics

Kurier Analytics é uma plataforma on-line desenvolvida para auxiliar na tomada de decisões ao reunir dados históricos qualitativos dos processos distribuídos nos tribunais de justiça. Ou seja, com o Analytics você pode cruzar variáveis e contar com informações estratégicas que proporcionam conhecimento prévio de possíveis desfechos de processos.

3. Legal One

O software Legal One é um software simples e intuitivo permite que a automação e administração dos escritórios jurídicos de forma mais inteligente, estabelecendo um fluxo de trabalho por áreas de atuação e ajudando na gestão de todo o processo.

A solução permite que você armazene todas as informações da sua empresa em um local seguro, criando um ambiente de trabalho mais eficiente, à medida que toda a equipe tem melhor acesso às informações e podem concluir as tarefas administrativas de forma mais rápida e com menos chance de erro.

4. Diligeiro

O foco do Diligeiro é usar a tecnologia para simplificar a contratação de correspondentes jurídicos, reduzindo o tempo de procura por esses profissionais. Por exemplo, o advogado que necessita contratar um correspondente para prestar serviços, faz o seu cadastro na plataforma e enumera os detalhes da demanda. Por conseguinte, os correspondentes mais próximos do local de sua demanda são notificados e se candidatam para cumprir sua diligência.

5. STJ

O STJ é o aplicativo oficial do Superior Tribunal de Justiça que permite o acesso à jurisprudência e à consulta processual do STJ. Em resumo, o app possibilita pesquisar a jurisprudência, consultar o andamento dos processos e visualizar suas decisões e acórdãos publicados.

6. Supremo em Ação

O app Supremo em Ação – ferramenta online disponível na internet e também na forma de aplicativo – possibilita a visualização de toda rede de processos que contém dados relevantes como tempo de tramitação e situação atual.

7. Mol

MOL é a primeira plataforma de mediação online do Brasil que oferece serviços especializados na resolução, gestão e prevenção de conflitos, para pessoas físicas e empresas. A mediação é vista cada vez mais como uma excelente opção para a resolução de conflitos, visto que tem um menor custo e é bastante rápida e prática em comparação com o processo judicial comum.

Gerenciamento de projetos e organização

Assim como em outras áreas, os advogados lidam com vários projetos o tempo todo e precisam focar em tarefas e metas para garantir que cada projeto seja bem-sucedido. E os aplicativos para gerenciamento de projetos e organização ajudam a manter o trabalho organizado e cumprir com prazos e planejamentos, como você poderá conferir a seguir.

8. TMetric

O TMetric é uma ferramenta de rastreamento de tempo ideal para advogados freelancers. Ele fornece aos usuários taxas de cobrança versáteis e relatórios transparentes e detalhados para ajudá-lo a identificar áreas de melhoria e mais oportunidades para otimizar seus processos e fluxos de trabalho. E quando se trata de uma equipe de trabalho, ele permite que os usuários não apenas rastreiem seus funcionários e suas horas de trabalho, mas também recebam os fluxos de projetos e outras fontes de receita.

9. Microsoft to do

Você pode usar o To Do no desktop, na web, Windows, iOS e Android, e isso realmente pode facilitar a sua vida. O aplicativo gratuito Microsoft To Do permite que você configure cada tarefa com uma data de vencimento, lembrete, observação e outros atributos. Ao criar listas para agrupar suas tarefas, fixar dias de vencimento e lembretes, anexar arquivos, links ou notas, além de mais organizado é muito mais fácil se tornar proativo.

10. Pocket

Pocket é um aplicativo gratuito, que tem como função salvar conteúdo online. Ele é extremamente simples, mas bastante eficaz. O Pocket permite que você armazene artigos em cache quando estiver navegando em qualquer lugar: um aplicativo de navegador da web, navegadores de desktop (por meio de uma extensão), caixas de entrada de e-mail e feeds de mídia social. Você também pode organizar seus artigos e vídeos coletados em categorias para permitir que você os encontre facilmente novamente. Depois de salvar algumas histórias no Pocket, o aplicativo pode começar a recomendar artigos relacionados que você possa estar interessado em ler.

11. Asana

Asana é uma ferramenta que permite planejar, organizar e gerenciar todo o trabalho de sua equipe, da primeira à última etapa. E como todo bom software de gerenciamento de projetos também serve como ferramenta de colaboração. Você pode coordenar as tarefas da equipe para que todos saibam quem está fazendo o quê e compartilhar feedbacks, arquivos e atualizações de status. E mais, com uma visão completa sobre os trabalhos, as equipes cuidam das tarefas certas no momento certo.

12. Adobe Sign

O Adobe Sign é um software projetado especificamente para assinatura de documentos e coleta de dados. O aplicativo tem excelentes critérios de segurança, opções para criar fluxos de trabalho de assinatura elaborados e um aplicativo fácil de usar para computadores desktop e dispositivos móveis.

Produtividade

Entre trabalho, atividades, compromissos e listas cada vez maiores de coisas a fazer, muitos de nós nos sentimos constantemente apressados ​​e ansiosos. E, com muita frequência, as distrações de nossos smartphones apenas tornam esse ritmo intenso ainda mais agitado. Mas também têm uma série de aplicativos e ferramentas que ajudam a controlar seu tempo, criar hábitos melhores, receber lembretes e muito mais. Acompanhe!

13. Habitica

Se você tem como meta tornar-se mais produtivo, mas precisa de uma inspiração extra, o Habitica talvez seja a opção certa para você. O Habitica é um aplicativo gratuito de desenvolvimento de hábitos e produtividade que trata sua vida real como um jogo e, por meio de recompensas e punições, você pode ficar mais motivado e inspirado para cumprir as suas tarefas e criar novos hábitos saudáveis.

Outro aspecto interessante do app é a forma como ele organiza suas tarefas. Se você está procurando uma lista de “tarefas”, você pode fazer isso. Se você está tentando mudar hábitos (fazer mais exercícios, desligar o telefone à noite, etc.), você também pode.

14. Trello

Trello é uma ferramenta de colaboração que organiza seus projetos em quadros. Desde reuniões e projetos até eventos e definição de metas, os recursos intuitivos do Trello possibilitam que qualquer time configure e personalize rapidamente os fluxos de trabalho de praticamente qualquer atividade. O Trello informa o que está sendo trabalhado, quem está trabalhando em quê, e onde algo está em um processo. Portanto, se você quer simplicidade para gerenciar suas tarefas, você vai adorar o Trello.

Comunicação

A comunicação e a colaboração são uma barreira óbvia quando você está trabalhando em um local diferente de seus colegas de equipe, mas esta é uma área em que temos uma abundância de aplicativos à nossa disposição.

16. Slack

Slack é uma plataforma de mensagens projetada para equipes e, sobretudo, ideal para funcionários remotos. As mensagens instantâneas são organizadas em canais, nos quais os membros da equipe podem entrar e sair, conforme necessário, para que ninguém receba mensagens ou notificações irrelevantes para eles. Os membros da equipe também podem bater papo fora dos tópicos principais, o que evita que essas mensagens interfiram nas conversas mais centradas no projeto.

17. Yammer

O Yammer é uma rede social corporativa, utilizada por empresas para comunicação interna, mas que permite uma abordagem de comunicação mais pessoal e informal. Essa é uma ferramenta versátil que pode ser usada para engajamento, coleta de feedback, perguntas e respostas, grupos de recursos de funcionários, comunidades de prática e muito mais. Bastante flexível, você consegue compartilhar informações e documentos, abrir chat particular com algum outro funcionário e agendar reuniões de uma maneira simples e prática. O Yammer oferece uma versão gratuita e versões pagas que contam com mais funcionalidades para sua empresa.

Marketing

Se você é responsável pelas mídias sociais de seu escritório jurídico, criar imagens e enviar e-mails, entre outras tar também deve fazer parte da sua rotina. Aqui estão dois aplicativos que vão impulsionar essas atividades.

18. Canva

Canva é um aplicativo de design gráfico baseado em modelo poderoso, mas ainda simples de usar. Existem centenas de milhares de modelos, gráficos e fotos que você pode usar como parte do plano gratuito (que chega a milhões de recursos com uma assinatura do Canva Pro). É possível criar imagens para redes sociais, site, blog, apresentações, logotipo e até materiais para impressão e vídeo.

O mais interessante é que na ferramenta você tem uma série de modelos que você pode utilizar. Além disso, você já tem os tamanhos exatos para cada rede social. O Canva tem uma versão gratuita e também Premium. Mas mesmo na versão gratuita é possível criar muita coisa legal utilizando apenas modelos e imagens free.

19. Prezi

Os recursos fáceis de usar do Prezi facilitam a criação de uma apresentação atraente e multimídia. O resultado final com Prezi é um tipo de apresentação muito diferente do PowerPoint, que ajuda a manter o público mais envolvido. Como muitas outras ferramentas baseadas em nuvem, o Prezi também oferece uma versão free para que qualquer pessoa consiga criar apresentações de forma fácil e intuitiva.

20. Mailchimp

As campanhas de e-mail marketing têm fundamental importância para muitos negócios, principalmente para o relacionamento com o cliente. Neste contexto, apesar de estar disponível somente em inglês, é uma das plataformas mais populares e intuitivas para campanhas de e-mail marketing. A versão gratuita permite que você organize uma lista com até 2.000 e-mails inscritos. Ou seja, você consegue enviar até 12.000 mensagens por mês. No plano gratuito você ainda poderá criar automações, CRM, landing pages, formulários e até um site simples para seu escritório.

Bônus – Aplicativos para relaxar e aumentar a concentração

Práticas como meditação e atenção plena podem oferecer muitos benefícios, incluindo ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade. Você procura um aplicativo que pode dar algum suporte neste sentido? Veja como os apps que listamos abaixo podem ajudá-lo desenvolver habilidades e estratégias para controlar melhor o estresse e a ansiedade.

Insight Timer

O Insight Timer é um aplicativo de meditação abrangente. Ele possui a maior biblioteca do mundo de meditações gratuitas que estão disponíveis instantaneamente para qualquer pessoa com um smartphone ou computador. A biblioteca permite que você filtre por necessidade como estresse, sono, autoestima) e tempo (de cinco minutos a 30+ minutos) ou benefício específico (relacionamentos, espiritual, crianças). Se você está apenas começando, opte pelo curso gratuito de sete dias sobre como meditar. Você também pode se juntar à comunidade de outras pessoas conscientes gratuitamente.

Headspace

Sua mente fica perdida em preocupações ou inundada com listas de afazeres e o impedem de pegar no sono? Então Headspace deve ser a sua escolha. Este aplicativo oferece exercícios respiratórios, meditações para dormir e práticas de relaxamento. A tela está escurecida, então não há luz forte e indutora de dor de cabeça. Embora o aplicativo seja gratuito, também há planos de assinaturas para quem quer deseja acessar mais benefícios.

Chegamos ao fim da nossa lista e esperamos que as nossas dicas tenham sido úteis para você o ajude a organizar melhor seu escritório, sua rotina profissional e vida pessoal. Mas vale lembrar que como qualquer ferramenta, a eficácia de um aplicativo vai depender muito da forma como você usa.

Por isso, recomendamos assistir e explorar algumas apresentações do tutorial dos seus aplicativos preferidos para poder usufruir de todos os benefícios.

(Fonte: Adoc)

🌐 Conheça nosso ➡️ INSTAGRAM e FACEBOOK ⬅️

📰 Leia também:

🎯 Pacote Completo de Petições 2023 + Pacote de Petições Trabalhistas + Jurisprudência Atualizada!

🏅 Curso de Direito Imobiliário voltado para Ações Locatícias

💰 Petições de Trânsito 2022, + de 2.000 mil modelo de recursos e petições de trânsito, completo e de fácil edição!

  • Sobre o autorADVOCACIA DIGITAL - O FUTURO COMEÇA AGORA
  • Publicações1203
  • Seguidores1223
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1573
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/20-aplicativos-que-facilitam-a-vida-do-advogado/1374182403

Informações relacionadas

ADVOCACIA DIGITAL
Notíciashá 3 anos

32 apps para advogados indispensáveis

Restituição celular apreendido em flagrante

Tribunal de Justiça de Goiás
Jurisprudênciahá 4 anos

Tribunal de Justiça de Goiás TJ-GO - Apelação (CPC): XXXXX-58.2018.8.09.0006

Petição Inicial - TJSP - Ação Restituição de Bem Apreendido

Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região
Jurisprudênciahá 2 anos

Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região TRT-2: XXXXX-33.2021.5.02.0317 SP

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Texto riquíssimo na didática e no conteúdo, escrito de forma sucinta, clara e sintética. Gostei! continuar lendo

Bom dia!!!
Tenho o desejo de poder estudar a Advocacia criminal que é o que mais gosto!!!
É show,show de bola toda essa tecnologia em prol de atender as nossas necessidades e principalmente
Para mim que sou apenas um curioso do assunto e que navego em pesquisar...
Parabéns por todas essas maravilhas ao nosso alcance!!! continuar lendo