Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024

Sancionada lei que proíbe sacrifício de cães e gatos saudáveis

Publicado por ADVOCACIA DIGITAL
há 2 anos


O presidente Jair Bolsonaro sancionou lei que proíbe a eutanásia de cães e gatos de rua por órgãos de zoonose, canis públicos e estabelecimentos similares, exceto em casos de doenças graves ou enfermidades infectocontagiosas incuráveis que coloquem em risco a saúde humana e de outros animais. A Lei 14.228 está publicada na edição desta quinta-feira (21) do Diário Oficial da União e passa a valer em 120 dias.

Aprovado pelo Senado em 2019, o projeto que deu origem à lei recebeu decisão final da Câmara dos Deputados em setembro deste ano. De autoria do deputado Ricardo Izar (PP-SP), o PLC 17/2017 determina que, para a eutanásia, será necessário laudo técnico de órgãos competentes. As entidades de proteção animal deverão ter acesso irrestrito à documentação que comprove a legalidade do procedimento.

A intenção da proposta é incentivar a adoção desses animais por meio de convênios do setor público com entidades de proteção animal e outras organizações não governamentais.

O texto foi relatado no Senado por Soraya Thronicke (PSL-MS). A senadora acatou emenda que excluiu trechos que tratam dos meios de controle de natalidade e repetem o que já está previsto na Lei 13.426, de 2017, que trata da política de controle da natalidade de cães e gatos.

(Fonte: Agência Senado)

.................................................................................................

🌐 Conheça nosso ➡️ INSTAGRAM e FACEBOOK ⬅️

📰 Veja também:

✔️ 30 MIL petições nas áreas Cível, Trabalhista, Criminal, Previdenciário, Constitucional, Eleitoral, Empresarial, Tributário, Comercial, Administrativo, entre outras.

✔️ Macetes do Concurseiro 2021 - Um material com as técnicas mais eficientes para memorização e revisão dos estudos para os concursos públicos de qualquer área.

✔️ Curso de Atualização de Proc. Civil 2021 - Com os melhores processualistas do Brasil - Melhor Avaliado pelos Advogados!

  • Sobre o autorADVOCACIA DIGITAL - O FUTURO COMEÇA AGORA
  • Publicações1203
  • Seguidores1221
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações284
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/sancionada-lei-que-proibe-sacrificio-de-caes-e-gatos-saudaveis/1302597217

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

O difícil é imaginar que algum filho daquela conseguiu editar um texto desse sabendo que existe Congresso Nacional também. continuar lendo

Percebo que a cada dia, aumentam a adoção (compra) de cachorros de "colo", o que, somados aos vira-latas e outros já existentes, o problema vai aumentando. Onde resido (Jundiai, sp) existem duas praças específicas para quem tem cachorros (absurdo). Antigamente, nas cidades do interior haviam as chamadas "carrocinhas", pra pegar cachorros soltos pelas ruas e, levar para um canil das prefeituras. Deveria ser adotado o mesmo critério (rigoroso) do Japão, por exemplo, onde para se ter um cachorro, há muitas exigências, rigor e controle total. continuar lendo