Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

32 apps para advogados indispensáveis

Publicado por ADVOCACIA DIGITAL
há 3 anos

Você já parou para pensar sobre qual é o melhor app para advogados – aquele que todo profissional da área deveria ter instalado no celular?

Eu gosto muito de aplicativos e estou sempre usando e testando novidades, portanto posso dizer com toda a certeza que não existe um melhor, mas, sim, vários apps que podem ser usados em conjunto para facilitar a vida de todo advogado.

A velocidade com que novos apps são lançados é muito alta, quase impossível de contar. E por isso pode ficar difícil escolher os melhores.

Por esse motivo, vou compartilhar aqui quais são, na minha opinião, os 32 melhores aplicativos para advogados atualmente.

Afinal, a tecnologia é uma grande aliada e nos traz ferramentas incríveis, tanto para otimizar o escritório quanto para organizarmos nossa rotina, não é mesmo?

Comunicação

1. Appear.in

Se tem algo que o advogado faz no dia a dia é reunião. É preciso falar com clientes, sócios, pessoal do escritório, fornecedores… Para organizar e agilizar tudo isso, o Appear.in aparece como ótima alternativa.

Trata-se de um app de chamadas, em que você criar salas com os usuários que quiser. As chamadas podem ser feitas em vídeo ou somente áudio, e ainda é possível mandar mensagens de texto. Tenha em mente que existe tanto a versão paga quanto a gratuita.

2. LinkedIn

O LinkedIn é a maior rede social de negócios do mundo! Milhões de profissionais – incluindo milhares de advogados – estão conectados no LinkedIn, o que faz da rede um prato cheio para algo que um advogado de sucesso precisa ter de sobra: networking.

3. Slack

O Slack é um serviço de trocas de mensagens instantâneas ideal para o ambiente corporativo dos escritórios de advocacia. Também disponível para desktop, o app permite a criação de diferentes canais, possibilitando que cada equipe ou projeto dentro da empresa tenham um canal próprio para a troca de mensagens e compartilhamento de arquivos.

Com isso, o Slack ajuda a evitar possíveis distrações que ocorreriam se o time utilizasse outros aplicativos que não são voltados para o trabalho, como o WhatsApp.

4. WhatsApp Business

Não tem escapatória: quase todo brasileiro utiliza o WhatsApp para se comunicar com quem quer que seja. Era questão de tempo até que esse fenômeno impactasse também a área da advocacia.

O WhatsApp Business é um versão profissional do app de conversa que todos nós conhecemos. Nele, é possível colocar suas informações de contato, horário de funcionamento do escritório, endereço, descrição do negócio etc.

O aplicativo também permite configurar respostas automáticas e, melhor ainda, a separação entre o número pessoal e comercial. É uma verdadeira mão na roda para quem deseja mais agilidade ou tem clientes que preferem se comunicar dessa maneira.

Direito

5. Astrea

Alguns aplicativos são fundamentais para o que um advogado faz no dia a dia; e o Astrea é um deles.

Com ele, é possível conferir as informações de processos dos seus clientes, avaliar as atividades em andamento no escritórios, anexar arquivos (imagens e documentos) diretamente do celular, além de poder configurá-lo para receber alertas sempre que houver mudanças nos compromissos da sua agenda, nas tarefas delegadas a outros colaboradores e até mesmo nos processos em curso.

Conheça o Astrea

6. Diligeiro

Este aplicativo é muito legal: ele serve para facilitar o contato entre escritórios de advocacia e advogados correspondentes.

O app usa sua localização por meio do sinal de GPS do seu smartphone e mostra os correspondentes cadastrados que estão próximos a você. Para ajudar, os profissionais são ranqueados de acordo com as avaliações recebidas. É só publicar a demanda e escolher um advogado para cumprir a diligência.

7. Legal Cloud

Trata-se de uma calculadora jurídica, ou seja, um app que ajuda você a saber qual a data final do seu prazo. Para isso, você precisa inserir a data de publicação e quantos dias você tem até o vencimento.

É possível escolher diferentes formas de contagem: a partir do Código de Processo Penal, do Novo Código de Processo Civil, da CLT ou do Juizado Especial Cìvel. Em seguida, basta escolher o tribunal da ação.

8. ProJuris Software Jurídico

Este app permite aos usuários da plataforma ProJuris consultar informações sobre seus processos, seus clientes e compromissos. Isso de qualquer lugar, em qualquer dispositivo. Vale notar que o aplicativo é uma funcionalidade complementar ao software e permite apenas a visualização das tarefas. Todo o manejo deve ser feito no computador ou no tablet por meio do programa.

9. SAJ ADV

Trata-se da versão mobile do software jurídico, com a vantagem de contar com um visual responsivo, ou seja, que se adapta a qualquer tela, e mais leve, ideal para usar no tablet ou no smartphone.

Como o sistema é hospedado na nuvem, todas as suas informações estão sempre sincronizadas e atualizadas, não importando qual dispositivo você utilize. O aplicativo é pago!

10. STJ

O app do Supremo Tribunal de Justiça permite ao usuário realizar consulta processual e pesquisa de jurisprudência. Os processos podem ser consultados a partir de uma série de critérios, como: classe e número do processo, número da OAB, nome do advogado, entre outros.

11. Supremo em Ação

Como o próprio o nome sugere, o Supremo em Ação é um app desenvolvido pelo STF que permite ao usuário visualizar informações e a movimentação processual de cada ministro, além de disponibilizar acesso a decisões e processos passados.

12. Vade Mecum online

App gratuito que substitui nosso conhecido livro, com a grande vantagem de poder consultá-lo a qualquer momento, apenas tirando o celular do bolso. Uma verdadeira mão na roda para profissionais da advocacia e também para estudantes de Direito.

Inspiração

13. Calm

Trata-se de um aplicativo para meditação e sono. Como assim? Além de meditações guiadas, o app traz programas de respiração, músicas relaxantes e histórias de sono. Tudo isso com o objetivo de melhorar a qualidade do sono, reduzir a ansiedade e contribuir para sua saúde mental.

14. Headspace

É um aplicativo focado no seu bem estar. Com ele, você tem acesso a sessões sobre saúde física, gerenciamento de estresse e ansiedade e também desenvolvimento pessoal. O objetivo do app é ajudar a relaxar.

15. Mindfulness App

Outra palavra muito relacionada ao que o advogado faz no dia a dia é “estresse”. Por isso, um aplicativo que ajude a relaxar não é nada mal, não é mesmo? Nesse aspecto, o Mindfulness App é uma boa opção. Seja você experiente ou iniciante em meditação, ele vai ajudar a relaxar e alcançar um estado mental mais relaxado.

16. TED

Não tem segredo: este aplicativo concentra todas as palestras do TED para você assistir de qualquer dispositivo, em qualquer lugar. Lembrando que tem muita palestra boa, que pode trazer insights bacanas e inspirá-lo. Vale a pena conferir.

Produtividade e organização

17. Be Focused

Quando pensamos no que um advogado faz no dia a dia, a lista de atividades e compromissos pode até assustar. Por isso, é preciso que o profissional saiba se concentrar e focar nas suas tarefas.

O Be Focused é um app que ajuda o usuário a ter mais produtividade, otimizando seu tempo. Para isso, ele se baseia no famoso método pomodoro, que estipula ciclos alternados de trabalho e descanso, criados para contribuir com a agilidade mental.

18. Camcard

O Camcard é outro aplicativo muito útil para advogados desenvolverem suas redes de contato. O aplicativo fotografa o cartão de visita, captura os dados e organiza as informações de contato das pessoas que você conhece direto na agenda, como em um passe de mágica!

19. Canva

Já falei aqui no blog sobre identidade visual para advogados e como ela é importante. E nas redes sociais, isso não é diferente. O Canva é um aplicativo que facilita – e muito! – a criação de imagens para as redes sociais, com templates prontos, banco de imagens e outras ferramentas bastante completas. Além do app, ele pode ser acessado online.

20. DocuSign

O DocuSign é um aplicativo que torna possível ao advogado assinar digitalmente qualquer documento, não importa onde esteja. É só abrir um documento no formato PDF, assinar e enviar.

21. DropBox

O DropBox é um app incrível para armazenamento de arquivos na nuvem, algo fundamental nos dias de hoje para qualquer profissional. Além de armazenar, esse app dá a possibilidade de compartilhar links públicos com outras pessoas, sendo gratuito até 2GB de uso.

22. Evernote

O Evernote, como o nome já entrega, é um aplicativo que também ajuda as pessoas a anotarem qualquer coisa em qualquer lugar. É um dos mais famosos apps da categoria, e permite adicionar notas, imagens, áudio, capturas de tela e mais. Tudo isso de forma fácil e integrada com a versão desktop, caso você precise acessar as notas em outro dispositivo.

23. Feedly

O Feedly é um dos melhores apps para advogados que buscam se manter informados no dia a dia. Visto como um dos sucessores do descontinuado Google Reader, o Feedly é um app para centralizar blogs e portais de notícias, permitindo categorizá-los por temas.

24. Google Drive

O serviço de armazenamento em nuvem da Google é um dos mais completos do mercado: além de oferecer um espaço generoso (são 15GB gratuitos), o Drive possui integração com todas as ferramentas Google, como Gmail, Documentos, Planilhas, Apresentações e Fotos.

Seja do computador ou do celular, o app permite a criação, o armazenamento e o compartilhamento de qualquer tipo de mídia, possibilitando realizar praticamente todas as suas tarefas on-line e sem a necessidade de download, como editar documentos, ouvir áudios, assistir a vídeos, ler PDFs etc.

25. Google Keep

O Google Keep é um aplicativo para guardar notas e ideias de qualquer lugar, muito simples e intuitivo. Por isso, ele é um dos meus apps para advogados preferidos (que, sinceramente, deveria ser utilizado por todo mundo!). Nele, você pode escrever, gravar um áudio ou organizar listas no aplicativo, como se fossem post-its.

26. Hours

Este aplicativo permite registrar cada hora do seu dia. Ou seja, é ideal para advogados que cobram seus honorários advocatícios por hora trabalhada, permitindo mais controle e transparência.

O funcionamento é simples: basta criar as atividades que você vai fazer ao longo do dia, separando-as por categorias. Quando terminar uma, clique para iniciar a outra. O app contabiliza o tempo gasto em cada categoria e gera relatórios sobre como você tem gasto seu tempo.

27. Pocket

Este é um daqueles aplicativos simples e bastante úteis: o Pocket serve para salvar textos, notícias ou páginas da internet pelas quais você se interessou, mas não pode se dedicar naquele momento. O app também avalia os links que você guardou e, com base no seu conteúdo, enviar recomendações de leituras.

28. Pushbullet

Para dar conta de tudo o que um advogado faz no dia a dia, certamente tem muita correria envolvida. E, para isso, qualquer aplicativo que traga praticidade é um aliado importante. E o Pushbullet é um deles. Com ele, você pode conectar todos os seus dispositivos e enviar arquivos e links entre eles. Além disso, é possível receber as mensagens do seu celular no PC.

29. Scanner Pro

O Scanner Pro é nada mais nada menos do que um scanner de mão! É um app que escaneia documentos físicos com extrema precisão e possibilita que sejam enviados por e-mail ou salvos em nuvem. Essencial para a produtividade e para trabalhos a distância.

30. Todoist

Por vezes, é tanta coisa o que um advogado faz no dia a dia que um pouco de ajuda é necessária. O Todoist é um aplicativo pensado justamente na criação de lista de tarefas, com o objetivo de ajudar o usuário a ter mais organização e melhorar sua produtividade.

Clean e fácil de usar, o app permite que você adicione tarefas (pontuais ou recorrentes) e até mesmo hábitos que você gostaria de seguir. É possível ainda separar as tarefas em datas ou por projetos. Para completar, o aplicativo ainda exibe gráficos com o seu desempenho e envia notificações por e-mail no caso de atrasos.

31. Trello

O Trello é um aplicativo de gestão de tarefas que quebra um grande galho para muitos profissionais, incluindo nós, advogados. Com a ferramenta, você pode organizar uma série de tarefas, colocar etiquetas, prazos, anexos e compartilhar demandas com outras pessoas. Para adeptos do sistema Kanban para organização de tarefas, ele é indispensável – e, para quem ainda não é adepto, sugiro o teste!

32. Wunderlist

O Wunderlist é um app para advogados organizarem suas tarefas de forma perfeita, em listas, como o próprio nome sugere. Assim você pode visualizar claramente o que precisa fazer e marcar o que já foi feito, além de compartilhar as tarefas com outras pessoas, caso o trabalho seja em equipe.

(Por: Rodrigo Padilha / Fonte: rodrigopadilha.com.br)


🌐 Conheça nosso ➡️ INSTAGRAM e FACEBOOK ⬅️

📰 Leia também:

🎯 Pacote Completo de Petições 2023 + Pacote de Petições Trabalhistas + Jurisprudência Atualizada!

🏅 Curso de Direito Imobiliário voltado para Ações Locatícias

💰 Petições de Trânsito 2022, + de 2.000 mil modelo de recursos e petições de trânsito, completo e de fácil edição!

  • Sobre o autorADVOCACIA DIGITAL - O FUTURO COMEÇA AGORA
  • Publicações1203
  • Seguidores1223
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações2079
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/32-apps-para-advogados-indispensaveis/1248684333

Informações relacionadas

ADVOCACIA DIGITAL
Notíciashá 5 anos

10 aplicativos grátis para advogados ou estudantes de direito

Vanessa André de Paiva, Advogado
Modeloshá 7 anos

[Modelo] Ação de divórcio litigioso com partilha de bens

ADVOCACIA DIGITAL
Notíciashá 2 anos

20 aplicativos que facilitam a vida do advogado

Lucas Alves Almeida, Advogado
Modeloshá 4 anos

[Modelo] Inicial Reclamação Pré-Processual Cejusc

Weverton Oliveira, Estudante de Direito
Modeloshá 5 anos

[Modelo] Emenda à inicial

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Excelente artigo! continuar lendo

O aplicativo Camscanner também é interessante para nosso dia a dia. continuar lendo