jusbrasil.com.br
17 de Maio de 2021

Constrangimento: TJ-DF quer ouvir advogado que apareceu tomando banho em sessão online; veja vídeo

ADVOGADO DIGITAL
Publicado por ADVOGADO DIGITAL
mês passado


O Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDFT) informou, em nota, que pretende ouvir o advogado que entrou em uma sessão online enquanto tomava banho, na quinta (8). A gafe foi cometida durante julgamento da 1ª Turma Criminal e acabou transmitida por uma página da Corte nas redes sociais (veja o vídeo no final da matéria).

As imagens mostram que o desembargador José Jacinto Costa Carvalho lia um voto quando a imagem do advogado, sem roupa, em um banheiro, apareceu na tela. Após alguns segundos, o defensor pareceu notar que havia entrado na sessão e desligou a câmera. Logo em seguida, o desembargador Humberto Adjuto Ulhôa alertou: "Tem um cidadão nu aí em frente ao painel. Que história é essa?"

No dia do ocorrido, o TJDF disse que as sessões online precisam ter a mesma "lisura, formalidade e ética" das presenciais e que "cabe a cada ator (juiz, promotor, defensor, advogado, partes e testemunhas) agir com respeito à formalidade que o ato solene exige".

Em nova nota, a Corte informou que pretende comunicar a situação à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), após ouvir o advogado. Até a última atualização desta reportagem, o G1 não tinha conseguido identificar o defensor envolvido na situação. A OAB no DF informou que vai aguardar a formalização da comunicação pelo tribunal.

Constrangimento

O ocorrido durou cerca de 20 segundos. As imagens da sessão foram retiradas do ar pelo tribunal após a divulgação do caso.

Por conta da pandemia de Covid-19, as sessões do TJDFT têm ocorrido por videoconferência. Os advogados recebem um convite para entrar no julgamento e falar em nome dos clientes.

Após a gafe, o desembargador Humberto Adjuto Ulhôa reclamou. "Tem que desconectar, esses advogados só têm que entrar aí quando for fazer sustentação oral. Não pode ficar passeando aí. O cara estava nu aí na frente."

(Por Afonso Ferreira e Pedro Alves, TV Globo e G1 DF / Fonte: g1.globo.com e Metrópoles)

.................................................................................................

🌐 Conheça nosso ➡️ INSTAGRAM e FACEBOOK ⬅️

📰 Veja também:

✔️ Curso de Atualização do Processo Civil 2021 - Com os melhores processualistas do Brasil.

✔️ Petições de Trânsito 2021 - Baixe um modelo gratuitamente!

✔️ 300 mil Modelos de Petições Editáveis + 9 Teses Jurídicas (Buraco Negro, 10% do FGTS, Buraco Verde, Saldo Pasep e muito mais).

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)